Por volta das 18h, Dersa informou que serviços foram retomados
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
Com a travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela paralisada desde a madrugada desta terça-feira (18), a Prefeitura de Ilhabela também presta assistência aos usuários que aguardam liberação do serviço. Em São Sebastião ocorre o mesmo, devido à parceria firmada entre as coordenadorias de Defesa Civil dos dois municípios. No entanto, por volta das 18h, a Dersa informou que a travessia voltou a operar com cinco embarcações, após 14 horas de paralisação.
O Tamoios News recebeu informações de que creches do arquipélago não estariam funcionando devido à ausência de profissionais que residem em outros municípios e não conseguiram atravessar para trabalhar no arquipélago. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, explicou que o atendimento não foi prejudicado devido a um remanejamento de profissionais entre as unidades de ensino.
A paralisação das balsas também alterou a rotina no esporte. Sete atletas da delegação de Ilhabela foram levados pela embarcação marítima da Defesa Civil até o Píer da Figueira, no bairro de São Francisco, em São Sebastião. De lá, foram transportados para Caraguatatuba onde disputam os Jogos Regionais.
“A embarcação, utilizada em situações de emergência, voltou com três profissionais da saúde que trabalham no Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior”, disse a Prefeitura de Ilhabela em nota.
Atendimento aos usuários – Entre os serviços prestados pelos funcionários da Defesa Civil aos usuários da travessia estão a distribuição de bebidas quentes, como cafés e achocolatados, pães e bolachas.
André Frederico, da Defesa Civil, destaca que a cooperação com os usuários deve se estender pelo tempo que a travessia de balsas continuar interrompida. “Estamos fiscalizando a situação do tempo que engloba, não só as fortes rajadas de vento, como a intensa correnteza. Estamos prontos para atender a população a qualquer momento”, finaliza.
A Defesa Civil informou que caso algum cidadão de outra cidade tenha espera pela travessia superior a quatro horas, deverá ser recebido por funcionários da Defesa Civil, em um ônibus cedido pela Secretaria de Educação, e levado ao PEII Barra Velha, que fica na rua Antônio Carlos da Fé, nº 523.