De acordo com Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, caso haja disponibilidade orçamentaria, trabalhos podem ser retomados no segundo semestre
Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba
As obras do construção de um novo fórum, em Caraguatatuba, estão paralisadas desde 2014. O prédio, que seria erguido num terreno cedido ao Estado pela administração municipal, não chegou nem a sair do alicerce. No terreno, atualmente tomado pelo mato alto, existem apenas algumas estruturas que remetem à obra. Os tapumes e a placa indicativa do investimento foram retiradas. Apesar disso, existe uma possibilidade dos trabalhos serem retomados no segundo semestre de 2016.
De acordo com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a obra foi parada porque a pasta rescindiu o contrato junto à primeira empresa contratada, por descumprimento do cronograma físico-financeiro da construção. Desde então, não houve avanços.
Agora, segundo a secretaria, há previsão de retomada ainda este ano, desde que haja disponibilidade orçamentária. Ainda, conforme informou a assessoria de imprensa, a fundição, realizada pela empresa anterior, deve ser aproveitada na continuidade da construção.
As demais estruturas passarão por análise técnica ao iniciar a obra, pois, tendo em vista o período decorrido, as mesmas estavam expostas à intempéries. Caso haja necessidade, será executada a recuperação dessas estruturas.
O cronograma de obra está estimado em 18 meses, a partir da assinatura da Ordem de Início dos Serviços. O valor necessário para o empreendimento é de R$ 14 milhões.
A área total onde a construção será realizada é de 8 mil m². Desse número, o novo prédio deve ocupar 5 mil m². Ele terá três pavimentos com elevador e deve abrigar quase todos os setores, com exceção do Anexo Fiscal e do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).