Agentes do Departamento de Trânsito de São Sebastião (Detraf) se posicionam no final da tarde na avenida Engenheiro Remo Corrêa Silva, no Centro da cidade e multam os veículos que estão na faixa esquerda quando mudam para a faixa da direita, pois as pistas se dividem e apenas a da direita dá acesso para o Contorno da Rodovia dos Tamoios e aos bairros da Costa Sul, segundo os relatos de motoristas que já foram multados.
Sendo que, nessa avenida a sinalização é de uma faixa branca tracejada, que indica que a via tem sentido único e permite a ultrapassagem ou mudança de faixa.
Na tipificação da multa o agente do Detraf menciona que: “o condutor avançou da esquerda para a faixa da direita já no cruzamento causando prejuízo ao trânsito”, ou que: “o veículo transpos da faixa esquerda para a direita em local sinalizado LMS-1 .”
A LMS-1: Faixa Branca Simples Contínua, é uma linha contínua que proíbe a ultrapassagem. Acontece que toda a extensão da avenida Engenheiro Remo Corrêa Silva a faixa é branca tracejada, o que significa que a via tem sentido único e é permitido mudar de faixa ou ultrapassar. Apenas próximo a divisão das pistas, existe uma pequena faixa contínua, de menos de um metro, sendo de difícil visualização para o condutor.
“Segundo a Legislação de Trânsito, a sinalização das faixas nas ruas organiza o tráfego. A cor branca indica fluxo de mesmo sentido, enquanto a amarela separa fluxos de sentido oposto. Além disso, as faixas podem ser contínuas (proibido ultrapassar) ou tracejadas (permitido ultrapassar).”
A reportagem do Tamoios News já recebeu várias reclamações sobre multas nessa avenida. E com certeza até moradores da cidade de Ilhabela e turistas de várias regiões que utilizam essa via para retornarem às suas cidades também devem ter recebido.
Uma moradora do bairro de Barequeçaba já recebeu três multas nesta mesma avenida. Visto que, uma delas foi apenas porque questionou o agente de trânsito. Ela estava na pista da direita e parou para um veículo que estava na pista da esquerda entrar na sua frente. Ela viu que o agente do Detraf iria multá-lo, o questionou e recebeu mais uma multa: “Condutora parou sobre a via a fim de questionar o agente quanto a atuação de fiscalização causando prejuízo momentâneo ao trânsito local”.
Agora são os moradores multados que questionam: Será a indústria da multa? Abuso de poder do agente do Detraf? Ou multam para tentar “desafogar” o trânsito?
E são unânimes em afirmar que caso a multa seja uma “solução” para resolver o problema do trânsito dos veículos que acessam a Rodovia dos Tamoios, a prefeitura de São Sebastião deve rever a sinalização da via para não multar indevidamente os condutores que a utilizam.
Redação/Tamoios News




