Esportes

Paulistas São Maioria na Final do SuperSurf em Maresias

Tamoios News
Jorge Mesquita
Jorge Mesquita

Condição das ondas não era a ideal, mas alguns atletas conseguiram boas manobras

Samuel Pupo surfou bem, mas foi eliminado; próximas etapas serão em Ubatuba, Florianópolis e Saquarema

Por Marcello Veríssimo

O sábado de sol atraiu centenas de turistas, fãs e admiradores do esporte para acompanhar o penúltimo dia de competições da edição 2015 do Oi SuperSurf, que marca o retorno do circuito nacional brasileiro que ficou parado por cinco anos. Apesar do clima desfavorável dentro do mar – ondas pequenas e calmaria – os surfistas se esforçaram para fazer manobras de alto nível e garantir boas notas na que é hoje considerada a “praia do Gabriel Medina”.

E isso pode parecer apenas merchandising para alguns, mas na verdade a praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião, é um berço na descoberta de novos talentos. Especialistas, jornalistas e surfistas apostaram na “prata de casa” Samuel Pupo, 14 anos, que “manteve a responsa” e honrou o sobrenome. Até o momento desta reportagem, Pupo havia vencido cinco baterias e ainda tinha mais quatro pela frente. No intervalo entre uma e outra, “desencanado, mas ao mesmo tempo focado no mar”, obteve notas altas como 7 e 8.77, respectivamente, e conversou com o Portal Tamoios News.

187 pupo meio

Samuel é local, da área, filho da lenda Wagner Pupo e irmão do surfista Miguel Pupo, de 23 anos, que apesar de ter voltado mais cedo para casa (ele estava participando da sexta etapa do circuito mundial na África do Sul) estava feliz pelo desempenho do irmão. “Também vou chegar”, contou Samuel, que relembrou as primeiras ondas, quando morava na região da “serrinha” entre Maresias e Boiçucanga e “já caía direto para o quintal de casa”.

Mesmo na fase da adolescência, Samuel fala que vai entrar para o WQS (World Qualifying Series), divisão de acesso para o WCT (World Championship Tour), que reúne a chamada “elite” do surfe reunindo os melhores surfistas da atualidade conforme a ASP (Associação dos Surfistas Profissionais).

Destino – Mas como tudo no esporte é imprevisível, Samuel acabou sendo desclassificado em uma das baterias disputadas no fim da tarde deste sábado (18). Pelas regras do circuito brasileiro de surfe nacional, são realizadas 4 baterias por dia, em que dois surfistas avançam e outros dois são desclassificados.

Para Samuca, perder faz parte do esporte. Ele sabe que sua epopeia sobre as ondas ainda continua e está feliz, em casa, cercado pelo amor da família, rodeado de amigos, namorando uma garota de Bali e pronto para chegar lá. “Não ligo para o assédio, meu foco é o mar”, disse, olhando para sua outra paixão – o mar – antes de atender aos pedidos para fazer selfie.

Avançaram para as decisões deste domingo (19) os paulistas Deivid Silva, Flavio Nakagima, Thiago Camarão, Hizunomê Bettero e Icaro Rodrigues, o catarinense Tomas Hermes, o baiano Alanderson Martins e o cearense Charlie Brown. A etapa terminará com premiação dos surfistas logo após o fim das baterias.

A reestreia do evento teve saldo positivo, segundo o empresário Evandro Abrev, que “assumiu a marca SuperSurf” há aproximadamente dois anos. “Ao final do circuito serão conhecidos os melhores surfistas para a temporada 2016”, ele disse.

O SuperSurf foi sucesso na década de 90, ficando cinco anos parado. A volta é, além de reestreia, uma renovação, com novo patrocínio da Smolders, participação especial de Furnas e realização da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional), Revista Hardcore e Casa da Árvore.

187 meio 1 Jorge 187 5

Os caras – Miguel Pupo se prepara para retornar ao WCT. A próxima etapa acontece em Teahuppo, no Taiti, de 14 a 25 de agosto. Quem mantém a vitória atualmente na praia paradisíaca do Taiti é Gabriel Medina.

Junto com Miguel também deve estar o surfista Pedro Scooby, marido da atriz Luana Piovani, que mesmo não competindo passou pela praia para acompanhar a competição neste sábado. “Os moleques surfam muito para poder chegar ao circuito dos sonhos de todo o atleta que leva o esporte a sério; mais que um esporte é um estilo de vida, um amor mesmo”, disse Pedro, preocupado com Luana em fase final de gravidez dos gêmeos Bem e Liz. “Ela está linda, nós estamos felizes, ela está mais madura, eu também”, completou Pedro, que voltou para o Rio ainda neste sábado.

Sobre seu primeiro filho, Dom, de 2 anos, Pedro contou que a paternidade “mudou sua vida” e disse fazer o estilo paizão, tanto que já vem desenvolvendo a relação de “amor e sabedoria” do surfe, fazendo com que o pequeno Dom mantenha contato “com o mar, o surfe, a prancha”. “Ele é lindo, foi um presente de Deus”, finalizou.

Como a família está aumentando, ele e Luana mudaram-se recentemente do Leblon para a Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. As fotos estão no Instagram oficial da atriz. Além de Scooby, o ex-jogador do Corinthians Luizão também circulou por Maresias neste sábado.

Site do evento: http://oisupersurf.com.br/

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.