Uma pesquisa online que está sendo feita pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), sobre o retorno gradativo das aulas presenciais no município, contatou que 85% dos participantes são contra o reinicio das aulas presenciais.
Cerca de 3 mil pessoas já responderam a pesquisa, entre eles, pais, responsáveis, gestores, professores, funcionários e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outros 84% se mostraram favoráveis a continuidade das aulas online. A pesquisa prossegue até o dia 15.
Segundo a prefeitura, o objetivo da pesquisa é conhecer a opinião das pessoas que estão envolvidas, de uma forma ou de outra, com o processo educacional para se obter um panorama geral e, a partir daí, tomar decisões planejadas e alinhadas com a posição da maioria.
Devido à pandemia, as aulas presenciais foram suspensas em março e segundo previsão do estado de verão ser retomadas em 8 de outubro. Para ter acesso a esse questionário, basta clicar em https://forms.gle/iQZaD8AMhFK7uo5B9, escolher a opção em que se encaixa e responder as perguntas do questionário.
Sindicato
O Sindicato dos Servidores (Sindserv. além decretar Estado de Greve, notificou à prefeitura contra a retomada das aulas. O Sindserv e os servidores da Educação realizaram um protesto contra a retomada das aulas no dia 11 e promovem outra manifestação no dia 18, em Boiçucanga.
O segundo ato público será em Boiçucanga, no dia 18/8 (terça-feira), com início às 16h30 na Praça Elpidio Romão Teixeira, próximo a Escola Walkir Vergani, com cada trabalhador expondo um cartaz e garantindo o distanciamento social e, em seguida, carreata “Aulas presenciais sem vacina é chacina” pela Costa Sul.
A diretoria do Sindserv ressalta que ao ver os dados do novo Coronavírus no Brasil é absurdo pensar na volta às aulas, pois a pandemia segue sem políticas públicas efetivas para conter a disseminação.
“Iremos somar todos nossos esforços para evitar o contágio da comunidade escolar e suas famílias. É um risco imensurável para toda a população. Sem contar que a maioria das escolas não tem estrutura física, materiais, equipamentos e quantidade de profissionais necessários para garantir a segurança de todos em qualquer tipo de retomada”, afirma a presidente do Sindserv, Cristiane Leonello.
Ainda segundo o Sindicato, os servidores irão se reunir em nova assembleia, no dia 20 de agosto, para organização dos trabalhadores e próximas ações.
Transporte escolar
o recadastramento para o retorno do transporte escolar universitário (sistema de fretamento) pode ser realizado a partir das 8h desta sexta-feira (14) até 13h da próxima quinta-feira (20).
O recadastro só poderá ser realizado de forma online por alunos que já utilizavam esse benefício antes da suspensão das aulas pelo link: https://saosebastiao.iieducacao.com.br/universitarios/.
Para isso, o aluno deve preencher uma ficha cadastral com dados pessoais e informar a data de retorno, além de comunicar quais dias da semana e horários ocorrerão as aulas.
É necessário que o estudante comprove sua matrícula por meio de documento emitido pela instituição de ensino, carimbado e assinado, com informações sobre o curso e o período do curso.
Também é preciso que ele fique atento às regras do Termo de Responsabilidade, visto que, se aceito, entende-se que o aluno declara ciência quanto aos riscos de contágio pela Covid-19 e que se compromete a adotar as seguintes condutas:
– Usar obrigatoriamente máscara de proteção durante todo o percurso;
– Higienizar as mãos antes de ingressar no veículo, ficando a critério da empresa disponibilizar álcool 70% para os usuários;
– Aferir a temperatura quando solicitado, sendo proibido o embarque em caso de sintomas de febre;
– Utilizar os veículos apenas nos dias informados sobre as aulas, na linha de ônibus e na poltrona autorizadas;
– Não embarcar no veículo com sintomas gripais ou se algum familiar estiver com tais sintomas.
Caso alguma dessas condutas não seja seguida, o motorista da linha tem a permissão de impedir o ingresso do aluno ao veículo e o aluno poderá sofrer penalidades aplicadas pela Comissão de Transporte.
Após o recadastramento, o aluno receberá um e-mail informando o resultado do pedido em até cinco dias úteis.
A SEDUC irá organizar o retorno do transporte universitário e informará a linha de transporte e a poltrona a ser utilizada durante o trajeto.
Não serão aceitos novos pedidos de cadastro nem haverá atendimento presencial. Em caso de dúvida, um e-mail deve ser enviado para seduc@saosebastiao.sp.gov.br.
A retomada do transporte universitário vem sendo vista de forma coerente pela Secretaria de Educação, pelos técnicos responsáveis e pela Comissão de Gestão de Crise da Covid-19.