Cidades Geral

Pesquisas botânicas estão sendo desenvolvidas em Alcatrazes

Tamoios News
Pesquisadores botânicos no Arquipélago de Alcatrazes - Gabriel Sabino, Ian cunha e Marília Tavares

O Laboratório de Ecologia Evolutiva e Genômica de Plantas (LEEG – UNICAMP), coordenado pelo prof. Dr. Fábio Pinheiro, vem desenvolvendo pesquisas botânicas no arquipélago de Alcatrazes em várias frentes.

Um inventário minucioso da flora do arquipélago, o estudo da diversidade e estrutura da floresta, o impacto de uma espécie nativa de trepadeira no maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul e a descrição de espécies novas para a ciência estão entre os estudos realizados pelo laboratório.

Também serão utilizadas análises genéticas para saber a influência do isolamento insular sobre a diversidade das espécies que ocorrem na ilha, e para medir seu parentesco com as populações encontradas no continente.

“Ilhas são verdadeiros laboratórios naturais para o estudo da diversidade e evolução das plantas. Isso porque elas são isoladas e com área conhecida. Alcatrazes tem características muito especiais que favorecem o endemismo e o estabelecimento de comunidades vegetais intrigantes”, destaca Gabriel Pavan Sabino, doutorando do programa de pós graduação em Biologia Vegetal.

Texto: Gabriel Sabino