Cidades Notícias São Sebastião

Pixoxó pede informações sobre recursos de combate ao Covid-19 e falta de kit intubação

Tamoios News

As questões envolvendo o combate e o enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) foram apontadas nos trabalhos do vereador Giovani dos Santos (Pixoxó) na sessão da última terça-feira, 6. No Requerimento nº 156/2021, ele pediu informações ao Executivo sobre o recebimento e destinação de recursos relacionados ao combate à pandemia do Covid-19 e, no Requerimento nº 157/2021, sobre a falta de kit intubação para tratamento de pacientes em estado grave.

No primeiro trabalho, Pixoxó frisou a importância de se esclarecer bem os fatos relacionados aos repasses de recursos ao combate do Covid-19. Por essa razão, solicitou informações do Executivo sobre o montante recebido pelo município provenientes dos governos Estadual e Federal, detalhando valores, recebimento e origem dos recursos. Ele também quer saber os valores aplicados pela própria administração com recursos municipais.

O vereador pediu relatório de gastos, despesas relacionadas ao combate à pandemia discriminando valor gasto, finalidade da compra/aquisição, data da compra e a origem do recurso. Também solicitou informações sobre o número de testes realizados pela Prefeitura até o momento.

Kit intubação

No Requerimento nº 157/2021, Pixoxó cobrou informações ao secretário municipal de Saúde, Reinaldo Alves Moreira, sobre a falta do kit intubação para o tratamento de pacientes em estado grave infectados pelo Covid-19. Ele disse que recebeu ligações de familiares “preocupados com seus entes queridos que estão em estado grave, intubados na UTI Respiratória e sendo transferidos para outros municípios”.

Entre seus questionamentos, ele quer saber a previsão do município para a compra desses medicamentos, se houve contato com fornecedores para compra e qual o prazo para normalizar e tranquilizar o sistema de saúde na UTI Respiratória que depende desses insumos. Pixoxó comentou que, em live oficial, o prefeito Felipe Augusto relatou que já “houve transferências de pacientes que estavam intubados em nosso Hospital Centro para outros municípios”, o que motivou a questionar sobre a retomada da normalidade para atendimento aos pacientes na UTI Respiratória.

Pixoxó indagou, ainda, “se existe no município um fundo de reserva para a compra desses insumos para o combate à Covid-19”. Caso positivo, quer saber o valor reservado para essa finalidade até a data da resposta do requerimento.

*Fonte: Câmara de São Sebastião