Cidades São Sebastião

Polícia Ambiental apreende armas de fogo e liberam aves silvestres em São Sebastião

Tamoios News

Em uma ação durante a “Operação Impacto” no dia 7 de agosto de 2023, a equipe da Polícia Militar Ambiental realizou uma operação que resultou na apreensão de animais silvestres e objetos ilegais.

Uma equipe do Grupo Tático Ambiental recebeu uma denuncia e seguiu uma trilha no Morro do Abrigo, em São Sebastião, onde encontrou três gaiolas contendo aves silvestres nativas, incluindo um Papa Capim, um Baiano e um Azulão, penduradas em árvores.

Durante uma busca minuciosa na área, uma bolsa preta foi encontrada entre palmeiras, contendo uma espingarda calibre 20 e um revólver calibre 22, ambos municiados. Além disso, duas caixas continham várias munições calibre 22 e quatro cartuchos calibre 20, todos intactos.

Os policiais não encontraram pessoas próximas ao local  e suspeitam que os responsáveis perceberam a presença da equipe e fugiram abandonando as aves e as armas, em função da dificuldade de acesso à trilha íngreme.

Após a identificação das aves silvestres e a verificação de seu estado de saúde, conforme estabelecido no Manual da Fauna Silvestre, a equipe liberou imediatamente os animais no local da ocorrência, contribuindo para a preservação da biodiversidade.

Os policiais ambientais comunicaram à Delegacia de Polícia Judiciária e o delegado de plantão determinou a elaboração do Boletim de Ocorrência Policial e Civil (BOPC) para investigação dos fatos.

As ações da Polícia Militar Ambiental visam combater a atividade ilegal de caça de animais silvestres, com base em informações sobre a frequente incidência de tal atividade nessa região.

Fonte: Polícia Militar Ambiental