Na tarde de ontem (09/11), uma equipe da Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia que no bairro Prainha, em Caraguatatuba, uma capivara teria invadido uma residência. Ao chegarem no local os policiais constataram que a casa estava abandonada e o animal silvestre realmente estava em seu interior, muito assustado e agitado.
Utilizando técnicas de captura e manejo de animais silvestres, realizaram a contenção da capivara sem causar danos ao animal ou em terceiros. Vale lembrar que em 28/10/21, no bairro Sumaré, um morador foi surpreendido por uma capivara em sua residência e ao tentar espantar o animal com uma vassoura acabou sendo mordido no joelho.
Os animais silvestres possuem instintos de defesa e devem ser capturados pela Polícia Militar Ambiental ou Corpo de Bombeiros, que possuem treinamento específico para realizar a contenção sem oferecer riscos aos envolvidos e principalmente ao animal capturado.
A capivara encontrava-se saudável e com os instintos selvagens aflorados, estando apta para ser devolvida ao seu habitat natural. Os militares realizaram a sua soltura em área afastada da civilização.
Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.
Fonte: Polícia Militar Ambiental de São Paulo


