Hoje quarta-feira (24/3), uma equipe da Polícia Militar Ambiental recebeu um chamado para capturar uma cobra no centro de Caraguatatuba. Um funcionário de uma sorveteria ao realizar a limpeza do local, encontrou uma cobra próximo a porta do comércio.
Ao chegarem no local, os militares constataram tratar-se de um filhote da espécie Jararaca (Bothrops jararaca), saudável. Utilizando técnicas de captura e manejo de animais silvestres, a cobra foi contida e solta em seu habitat natural.
Diferente do que muitos pensam, os filhotes de cobras possuem veneno e muitas vezes, mais perigoso que os de cobras adultas. O motivo desse fenômeno ainda é pouco estudado, mas há teses que indicam a existência de maior concentração de água nos venenos dos filhotes, o que auxilia na absorção mais rápida pelo organismo da presa.
A orientação em caso de localização de animais silvestres, é de acionar a Polícia Militar Ambiental, tendo em vista os riscos de ataque e transmissão de doenças. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental.
Fonte: Polícia Militar Ambiental