A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima realizou durante o ano de 2023, apreensão de mais de 90 toneladas de pescados diversos, oriundo da pesca ilegal e predatória, em sua grande maioria envolvidas em crimes ambientais nas águas de todo o Litoral Paulista, bem como comércio, armazenamento e transporte irregular. O número corresponde a 90% de todo pescado apreendido pelo Policiamento Ambiental de todo Estado de São Paulo, que contabilizou 101 toneladas em um ano.
Todo o pescado apreendido, sem condições de devolver ao habitat natural, foram doados para as dezenas de instituições filantrópicas e os respectivos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios de todo o litoral Paulista, beneficiando milhares de famílias carentes e em situação de risco.
Uma pequena parcela deste total, os pescados apreendidos ainda vivos, emalhados em redes de pesca irregulares e os caranguejos em armadilhas por exemplo, foram imediatamente soltos na natureza, corroborando com a preservação da fauna marinha.
Fonte: Polícia Militar Ambiental Marítima