Policiais militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo durante o patrulhamento na data de ontem 25AGO21, avistaram um caminhão carregado com madeira nativa e realizaram abordagem para fiscalização.
Durante a fiscalização o motorista informou não possuir as documentações inerentes ao transporte de madeira nativa (nota fiscal e DOF), apresentando apenas documentação do veiculo.
Concluída a conferência, ficou identificando um total de 5,5 m³ de madeira nativa da espécie Tauari, em tipos diversos de ripa, vigas e prancha.
Todo material lenhoso foi apreendido e ficou armazenado na sede do 3º Pelotão Ambiental em São Sebastião, onde aguardará julgamento para destinação ou destruição.
Foi elaborado o Auto de Infração Ambiental, em desfavor do motorista, na empresa responsável pelas madeiras localizada no município de Guaratinguetá e no proprietário da empresa, “por transportar madeira nativa sem documento de origem exigidos pela autoridade ambiental”, com aplicação de multa no valor de R$ 1.650,00 reais para cada autor, perfazendo um total de R$ 4.950,00 reais. Foi solicitado ainda a inativação de veículos junto ao sistema DOF e a suspensão das atividades.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12)3886-2200
POLÍCIA MILITAR, A FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO