O estágio de “Especialização Profissional de Identificação e Manejo de Fauna Marinha” foi realizado entre os dias 27 de novembro a 01 de dezembro, na sede da 5º Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb em Guarujá/SP.
O estágio, criado e desenvolvido pela corporação, capacita profissionais de segurança pública a aplicar corretamente a legislação protetora dos recursos naturais marinhos para proteger, identificar e diferenciar as principais espécies marinhas do litoral paulista, que são constantemente alvos da pesca ilegal e predatória.
As instruções também contaram com atividades práticas, com o apoio de Biólogos, Médicos Veterinários, Professores, Mestres e Doutores do Acqua Mundo – Aquário do Guarujá, Instituto Gremar – resgate de animais marinhos, Instituto Biopesca e outros parceiros especialistas da região.
Todo o conhecimento transmitido permite ao policial identificar, manejar, realizar resgates, contenções e soltura das principais espécies de mamíferos, como Baleias, Golfinhos, Focas, Lobos-Marinhos, Tartarugas-Marinhas, Raias, Tubarões, Pinguins e demais aves marinhas que se envolvem em ocorrências de encalhe ou estejam feridos, e diversos outros animais.
Isso pode acontecer devido a fatores como ações danosas da pesca e poluição oceânica e doenças, motivos comuns que fazem estes seres passarem dificuldades no mar ou aparecerem enfermos nas praias de nosso litoral paulista. Peixes, crustáceos, moluscos, equinodermos e diversos outros grupos da fauna marinha também são apresentados aos alunos.
O estágio ocorre anualmente e, desta vez, a instituição teve a honra de qualificar 21 Policiais Militares Ambientais do Estado de São Paulo.
Entre os formandos, estão dois patrulheiros da Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima, que atendem todo o litoral Paulista na proteção e preservação da fauna ictiológica, inclusive um deles obtendo a primeira colocação no curso.
Fonte: Comunicação Social da 5º Companhia de Polícia Militar Ambiental do 3°BPAmb