Desde o início do ano, a Polícia Ambiental Marítima apreendeu mais de 10 km de redes de pesca irregulares no litoral do estado de SP.
Do dia 01 de janeiro até 09 de junho, foram apreendidas 56 redes de pesca oriundas da pesca ilegal e predatória, sendo redes irregulares, armadas em locais proibidos e envolvidas em crimes ambientais nas águas de todo o Litoral Paulista. Também foram apreendidos até o momento mais 130 outros petrechos de pesca, como varas, molinetes, arbaletes, portas de arrasto, tangones e outros.
Na última sexta (07), por exemplo, apenas em uma ocorrência foi apreendida uma rede com mil metros de comprimento, oriunda da pesca irregular e predatória no município de Praia Grande, litoral de São Paulo, onde três pescadores foram autuados, e tiveram a rede, embarcação, motor apreendidos, bem como 15kg de peixes, os quais foram doados ao Lar de Idoso Eno Gregório, no município de Guarujá/SP.
Algumas destas redes são armadas em berçários naturais de espécies marinhas que acabam morrendo por não conseguirem emergir para respirar, como é o caso das tartarugas marinhas, toninhas e outros.
Outras, colocam em risco a segurança da navegação, como no Canal do Porto de Santos por exemplo, outras, armadas próximo as praias, colocam em risco os banhistas e praticantes de esportes aquáticos.
Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb