Neste sábado, 24 de fevereiro, uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental realizava deslocamento por terra durante as ações humanitárias no litoral norte quando tomou ciência, via rede de rádio da PM, de que estaria ocorrendo um roubo em supermercado na Estrada do Corcovado, no bairro Praia Dura em Ubatuba.
De imediato, os Policias Militares se deslocaram ao comércio em questão, onde constataram que os malfeitores já haviam fugido deixando os funcionários trancados no escritório da empresa. Sendo imediatamente libertados os trabalhadores informaram que os criminosos levaram à força a esposa do proprietário.
Os Militares, em posse das características dos criminosos, da vítima e endereço da mesma, deslocaram-se rapidamente, onde ao chegar, o esposo da vítima se apresentou, informando que sua esposa estava apenas muito abalada, e que os quatro homens levaram dois malotes do mercado com certa quantia em dinheiro. Os criminosos também levaram um veículo novo que a família acabara de comprar, inclusive ainda sem emplacamento, porém, com rastreador, o que possibilitou aos Policiais Militares encontrarem o veículo.
Os meliantes haviam abandonado o automóvel na Rua Curitiba, no bairro da Estufa II, destrancado e sem as chaves. Neste momento então, a equipe da unidade especializada da Polícia Ambiental visualizou algumas câmeras nas casas da vizinhança, e após autorização dos proprietários, tiveram acesso as imagens, constatando que o veículo chegou ao local juntamente com uma pick-up Ford Ranger cinza, na qual o motorista do veículo roubado também entrou após abandonar o veículo da vítima e fugiram do local.
Os Patrulheiros iniciaram as buscas por este veículo e após várias conversas com a população local, conseguiram informação de que um indivíduo conhecido na região possuía um veículo de mesma marca, modelo e cor e que residia no bairro Sesmaria.
Em patrulhamento pelo bairro em questão, os Militares visualizaram o veículo na garagem de uma residência, momento em que um dos suspeitos na frente da casa, com as mesmas características passadas pelas vítimas, correu com certa pressa para o interior da mesma, em atitude suspeita, sendo detido logo em seguida.
No interior da residência também foi localizado outro suspeito e após abordagem, localizaram R$1.000,00 em dinheiro na cintura de um deles. Em seguida, no quarto da residência foi localizado mais R$ 21.302,00, uma Espingarda calibre .28, munições calibre. 12 e .28 e as mesmas roupas utilizadas no crime dentro de uma mochila, além de dois celulares e duas chaves do veículo roubado minutos antes.
Os detidos, que confessaram o crime, e também informaram que outros dois homens participaram da ação criminosa, foram encaminhados a Delegacia Sede do Município, onde as vítimas, após contato, compareceram ao DP, reconhecendo sem sombra de dúvidas como sendo os autores do crime.
Após a apresentação dos fatos à autoridade de plantão, o mesmo ratificou a voz de prisão, ficando os criminosos a disposição da justiça. As vítimas, puderam reaver todos os bens.
Os Criminosos, com 27 e 34 anos de idade respectivamente, foram presos em flagrante delito pelo crime de Roubo, conforme artigo 157 do Código Penal Brasileiro, e pelo crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo, conforme artigo 12 da Lei 10.826/2003, sendo retirados do convívio social pelos Policiais Militares Ambientais, destacando que ambos já haviam sido preso, um por Crimes Ambientais e pela Lei Maria da Penha e o segundo por Homicídio.
Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb