Na última terça-feira (02/09), a Polícia Militar Ambiental, por meio da equipe composta pelo Subtenente PM Cassemiro e Cabo PM Kauê Borges, realizou uma importante ação de reintrodução de fauna silvestre no município de São Sebastião.
O trabalho deu continuidade a uma ocorrência registrada em julho deste ano, quando um gato-do-mato (Leopardus guttulus) foi resgatado após atropelamento na Rodovia Rio-Santos, em São Sebastião, Litoral Norte. O animal recebeu os primeiros cuidados veterinários no Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba e, posteriormente, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS-SP), no Parque Ecológico do Tietê, onde permaneceu em processo de recuperação e reabilitação.
Após ser considerado apto para retornar à natureza, o felino foi entregue novamente à Polícia Militar Ambiental, que realizou o transporte seguro do animal até a área de sua ocorrência original, garantindo que a soltura fosse feita no mesmo habitat em que havia sido resgatado, respeitando critérios técnicos para a preservação da espécie e do equilíbrio ecológico local.
A ação contou com o apoio do Centro De Controle De Zoonoses De Caraguatatuba e da Coordenadoria de Fauna Silvestre e reforça o compromisso da Polícia Militar Ambiental com a proteção da biodiversidade. Além de evitar riscos ao animal e à comunidade, o procedimento assegura que espécies nativas possam continuar desempenhando seu papel essencial nos ecossistemas da Mata Atlântica.
Em situações semelhantes, a população deve acionar imediatamente a Polícia Militar pelo número de emergência 190, que funciona 24 horas por dia através do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo), para que o atendimento seja realizado de forma segura e adequada.
Fonte: Polícia Militar Ambiental