Policiais Militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, se deslocaram até o bairro Pegorelly, pertencente ao município de Caraguatatuba para atender denúncia referente ao crime de maus tratos de um cavalo.
No local os Policiais Ambientais visualizaram um potro deitado em uma pastagem, ao examinar o animal notou-se que o mesmo tinha dificuldades para levantar-se, verificado também que o animal apresentava machucados em todas as patas, e uma de suas patas quebrada com fratura exposta.
O proprietário informou aos policiais ambientais que o animal bateu em uma porteira quando estava correndo e quebrou uma das patas dianteiras e que tem um veterinário responsável pelo potro, porém, no momento da fiscalização não apresentou documentação que comprove tais cuidados.
Foi solicitado a presença do veterinário da Zoonoses e após examinar o animal no local confirmou uma fratura exposta com secreção, a qual não esta calcificada em razão do osso ser muito fibroso, bem como confirmou que o animal encontra-se desnutrido e em situação de sofrimento por falta de cuidados veterinário. Informou ainda que o cavalo não irá aguentar seu peso natural.
O animal foi recolhido para o Centro de Zoonoses de Caraguatatuba para avaliação completa do animal e após laudo foi necessário a eutanásia do animal.
Diante do exposto foi elaborado auto de infração ambiental pelo crime praticado ao § 2º do Art. 29 – da Resolução SIMA 005/21 com multa agravada em dobro em decorrência de recomendação médico-veterinária para eutanásia no valor de R$ 6.000,00.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12)3886-2200
Fonte: Assessoria de Imprensa Polícia Militar