Na última sexta-feira (02), a Polícia Federal e a Receita Federal, em ação conjunta, realizaram a apreensão de uma carga de uma tonelada e meia de cocaína pura no Porto de São Sebastião.
O entorpecente estava escondido dentro das Big Bags (embalagens grandes e resistentes para transporte de granéis sólidos) com milho, embarcado no navio Unispirit, de bandeira Antígua e Barbuda, com tripulação russa e tinha como destino a cidade portuária de Cádiz, no sudoeste da Espanha.
Segundo informações da Polícia Federal, a droga foi descoberta durante fiscalização de rotina. A carga foi transferida para a sede da PF em São Paulo e será destruída com autorização judicial em local adequado e autorizado. Nesta fiscalização não houve o trabalho dos cães farejadores, mas geralmente é utilizado pela PF.
O presidente da Cia Docas Sr. Paulo Oda, informou que essa foi a primeira apreensão de drogas da história do Porto de São Sebastião.
O milho que estava nas Big Bags onde foram encontradas as drogas não tinha como finalidade o consumo humano, mas sim ração animal. Ele foi ensacado novamente e embarcado. O navio já está a caminho de Cádiz, na Espanha, e também será fiscalizado no porto de destino, o que é praxe em casos como este.
A Polícia Federal está investigando o esquema de tráfico internacional de cocaína.