Capitão acumula experiência e conhecimento no combate ao crime
Por Marcello Veríssimo
Nascido e criado em São Paulo, o capitão da Polícia Militar Daniel Lemes Garcia, 39 anos, casado e pai de uma filha, acaba de assumir o comando da PM em São Sebastião e Ilhabela, que integram o CPI 1 (Comando de Policiamento do Interior). Além dos dois municípios chefiados agora por Lemes, no cargo há cerca de três semanas, este setor também inclui a região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. A sede do 20° Batalhão da PM fica em Caraguatatuba. Lá, segundo o capitão, são avaliadas “as demandas, necessidades e peculiaridades para os oficiais assumirem suas funções”.
Ainda tomando conhecimento da área, pela experiência Daniel já sabe que “o grande desafio” na nova função será em determinados pontos na Costa Sul de São Sebastião, dominados pela ocupação desordenada. “São problemas sociais graves, em alguns locais que acabam aliciando menores e adultos para a atividade criminosa”, disse ele.
Morando no Litoral Norte, em São Sebastião, Daniel Lemes trabalhou recentemente em Caraguatatuba e passou por várias funções antes de ser transferido para a companhia em São Sebastião.
O novo comandante é um bom estrategista. “Nós trabalhamos com uma série de ferramentas de banco de dados que nos apontam o maior número de incidência criminal. O policiamento é direcionado para esses locais, sejam residenciais, comerciais ou pontos de tráfico de entorpecentes”, completa.
De acordo com ele, reduzir os índices de criminalidade e manter a “sensação de segurança” da população estão entre suas prioridades. “Realizamos um trabalho de inteligência identificando os marginais para efetuar prisões”. Apesar do trabalho da PM ser na linha de frente contra o crime, diferentemente do que ocorre nas capitais, como assassinatos de policiais, Lemes afirma que nunca sofreu qualquer tipo de “ameaça” durante sua carreira na região.
Diversificado – O capitão disse ainda que o crime em São Sebastião “é bem diversificado”. No caso de São Sebastião e Ilhabela, o efetivo de policiais gira em torno de 200 homens, mas esse contingente pode variar de acordo com as operações coordenadas pelo batalhão como, por exemplo, nos shows que acontecerão neste fim de semana no Arraiá Caiçara, que começa amanhã na Rua da Praia com a cantora Paula Fernandes. “Todos os eventos programados recebem reforço, até mesmo em auxílio para Guarda Municipal garantindo a segurança pública nos festejos da cidade. A frota de veículos da PM está adequada para suprir a demanda do município, a manutenção é terceirizada”, disse o capitão.
Entre os veículos mais usados estão as motocicletas da ROCAM (Ronda com Apoio de Motocicletas), que “efetuam um trabalho forte contra o tráfico na Topolândia, Morro do Abrigo e Enseada”. Além da agilidade das motos, a PM conta ainda com um “velho conhecido” dos bandidos: o Tático Móvel, juntamente com o furgão da Base Comunitária, que atua em ocorrências mais específicas. Ao todo são cerca de 30 meios de transporte prestando serviço à população.
Números – As diversas modalidades de enfrentamento da PM na região já têm provocado queda nas ocorrências. No mês passado, a polícia efetuou aproximadamente seis mil abordagens “a transeuntes, dois mil e quinhentos veículos vistoriados e 24 prisões efetuadas em flagrante”, disse Lemes. Com isso, ocorreu uma redução de 50% nos índices de roubo em relação ao mesmo período do ano passado.