Caraguatatuba Cidades

Policiais Ambientais encontram petrechos de caça em patrulhamento noturno no Parque Estadual da Serra do Mar de Caraguatatuba 

Tamoios News

Policiais militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, juntamente com os vigilantes do PESMAR realizaram uma ação em conjunto no interior do Parque Estadual Serra do Mar de Caraguatatuba, para localizar possíveis infratores de caça de animais silvestres ou retirada de produtos florestais.

As equipes deslocaram-se até a região do Poço das Antas e realizaram incursão em trilhas no interior da mata por voltas das 18 horas do dia 21/5 e estendeu-se por todo período noturno até o amanhecer do dia 22/5, em trechos alagados, com declives e aclives acentuados sendo necessário o pernoite em mata fechada.

Após 10 horas de trilha localizaram um rancho ativo (estrutura feita com madeira e lona), no local encontraram uma espingarda de cano duplo do tipo cartucheira calibre 28, munições de diferentes calibres e apetrechos de caça.  Os Policiais constaram também crime ambiental, contra a flora, por meio de supressão de vegetação em área de preservação permanente em unidade de conservação correspondente a 300m² de vegetação nativa.

Durante o deslocamento encontraram diversas armadilhas para caça, trepeiros, ceva, sendo possível visualizar lamparinas, lanternas e ouvir latidos de cães e disparos de arma de fogo, porém, as equipes não conseguiram localizar os infratores.

Os policiais destruíram o rancho em razão de estar em área considerada de preservação permanente, e dentro da unidade de conservação.

A operação resultou na apreensão de 11 munições cal.28, 04 munições cal.36, 01 receptor para confecção de munição de espingarda tipo cartucheira, 01 cartela espoleta intacta contendo 100 unidades cal.22, 04 recipientes contendo chumbo e pólvora, 01 fogareiro de pequeno porte e 01 botijão de gás de 5lt.

A ocorrência foi apresentada no distrito policial central com base no art. 40 da lei federal 9605/98 e o delegado de plantão elaborou o BOPC, apreendendo a arma de fogo e munições.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental

Fonte: Assessoria da Polícia Militar