Em 30 de março, Policiais Militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, foram solicitados para atender um socorro emergencial na sede da ONG “Alma Vira Lata”, por voltas das 21 horas, no bairro Usina Velha, em Ubatuba. Em razão das fortes e constantes chuvas, o local estava alagando com rapidez, colocando em risco os animais que ali residem, cerca de 60 cachorros.
No local havia poucos voluntários da referida ONG tentando resgatar e salvar os animais. A chegada dos policiais ambientais trouxe esperança. O local era de difícil acesso e estava com solo todo submerso, com cerca de 60 cm de profundidade.
Com a água subindo rápido, as equipes do policiamento ambiental, posicionaram as viaturas em pontos estratégicos para resgatar os animais, que eram de porte e características diversas. Alguns tinham membros amputados ou problemas de saúde, demandando mais cuidado no transporte. Sendo assim, todos eles foram transportados nos braços dos policiais e dos voluntários para o interior das viaturas.
Um animal em especial necessitou de mais cuidados por estar muito debilitado, e foi resgatado em um “berço”. Todos os animais foram resgatados e conduzidos para uma chácara, localizada no bairro do Horto, em Ubatuba, onde ficaram sob os cuidados da Diretora voluntária da ONG “Alma Vira Lata”.
Fonte: Polícia Militar Ambiental