Cidades Notícias

Policiais Ambientais visitam criança vítima de afogamento

Tamoios News

No dia 19/03, um acidente marcou a vida de uma família de Caraguatatuba, a pequena Isabela de 3 anos de idade foi encontrada no fundo da piscina da sua casa, sua mãe correu para socorrê-la, porém ela já estava desfalecida. No desespero em busca de socorro, o pai, Robert Jesus, correu pela rua do bairro com sua filha nos braços pedindo ajuda até que um vizinho se prontificou em apoiar no resgate ao Pronto Socorro. Por sorte uma equipe da Policia Militar Ambiental em patrulhamento se encontrava na rua da residência da família e foi acionada para auxiliar no resgate.

Na viatura o Cabo PM Albuquerque identificou que a menor estava sem pulso e com sinais de afogamento, prontamente o militar realizou todas as manobras necessárias até a chegada à Unidade de Pronto Atendimento mantendo ativo os movimentos de Reanimação Cardiopulmonar e o pai realizando a ventilação através da respiração boca a boca.

Tudo levava a crer que seria contabilizada mais uma tragédia de afogamento em piscina, porém graças ao pronto atendimento dado pelos policiais e aos médicos especializados que atenderam a pequena Isabela, o final foi de muita felicidade e agradecimentos. A criança teve uma rápida melhora e recebeu alta sem apresentar nenhuma sequela do triste dia vivido em sua casa. E como forma de comemorar sua segunda data de nascimento, no final da tarde de terça-feira (28/03), a equipe da Polícia Ambiental que realizou o socorro fez uma surpresa para a pequena guerreira, uma visita em sua casa, com presentes e carinho.

O pai relatou a equipe que sua filha não se recorda do momento do acidente, e que o trauma deixado pelo momento ainda o aflige bem como à sua esposa e parentes. “Não consigo tirar o momento da cabeça, foi tudo muito rápido mas parecia uma eternidade, graças a Deus que encontrei vocês na rua, os médicos disseram que o socorro que minha filha teve foi fundamental para sua melhora e que na idade dela é muito difícil ter uma boa recuperação, geralmente crianças que passam por isso não resistem” relatou o senhor Robert Jesus.

Com os presentes que ganhou dos policiais a Isabela fez a festa e colocou todo mundo para brincar.  A equipe mesmo com toda experiência nas mais variadas ocorrências se emocionou em ver a criança tão bem e saudável brincando e sorrindo depois de passar por tamanho susto. “ Durante o socorro eu não conseguia ver a Isabela, eu me baseava no que o pai falava com o Cabo Albuquerque na viatura, minha preocupação maior era conseguir chegar no UPA o mais rápido possível e de forma segura, lembrar da cena dela desfalecida nos braços do pai e ver ela agora brincando e toda feliz é emocionante e gratificante demais” relatou o Cabo PM Vinícius motorista da viatura no dia do resgate.

O Cabo Fernando, encarregado da viatura disse que o trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso da ocorrência e se emocionou ao se colocar no lugar do pai: “ nós que temos filhas pequenas nos vemos no lugar do outro, é desesperador imaginar passar por tudo isso, é gratificante demais poder estar aqui e presenciar uma melhora tão incrível quanto a dela”.

Os acidentes em piscinas é um dos maiores responsáveis pelas tragédias de afogamento e acidentes domésticos, devendo ser objeto de especial atenção pelos proprietários que desejam tê-la em casa. Medidas simples podem ser utilizadas para prevenir acidentes, como: cercar a área da piscina, utilizar portão com cadeado no acesso, capas de proteção (alguns modelos suportam até o peso de um adulto) e principalmente manter sempre alguém na supervisão, ainda mais se quem estiver utilizando for crianças, adolescentes ou adultos sob influência de álcool, sendo neste último o mais adequado desestimular o uso da piscina. Com essas simples ações muitos acidentes podem ser evitados.

Fonte: Polícia Militar Ambiental