Na tarde de ontem (14/03), equipes do Grupamento Tático da Polícia Militar Ambiental em atendimento a denúncia de prática de caça ilegal de animais silvestres que estariam ocorrendo no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, realizaram patrulhamento pelo bairro Abra de Dentro, município de Caraguatatuba.
No final da estrada localizaram uma trilha com sinais de movimentação recente, e após duas horas de incursão tática com uso de técnicas de rastreamento humano, localizaram diversos “trepeiros” que eram utilizados por caçadores. Os trepeiros são estruturas montadas por caçadores para facilitar o abate de animais silvestres, onde constroem de forma rústica escadas entre árvores e uma plataforma para permanecerem ali por horas.
Dando prosseguimento na trilha, os militares identificaram marcas de botas que desviavam da trilha sentido mata adentro. Em averiguação pelo perímetro, os policiais localizaram próximo a um rio, escondido debaixo de uma pedra 5 espingardas de fogo de marcas e calibres variados, todas em bom estado de conservação e com indícios de uso recente, diversos cartuchos (munições), além de 5 canhãozinhos, que são estruturas de ferro que comportam um cartucho de arma de fogo e são instaladas nas trilhas utilizadas por animais ou os atraem com uso de alimentos. A estrutura é dotada de um dispositivo que é acionado quando o animal passa pela armadilha, onde ocorre o disparo e consequentemente o abate ou ferimento do animal.
Frente o flagrante, os militares apreenderam todo material e apresentaram a ocorrência na Delegacia da Polícia Civil, onde o delegado elaborou boletim de ocorrência de localização de objetos e apreensão de arma de fogo.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Policia Militar Ambiental