Bando invadiu o Itaú e o Bradesco para explodir os caixas eletrônicos; o grupo fugiu pelo mar e abandonou a embarcação em Juquehy
Por Ricardo Hiar, de São Sebastião
Pelo menos dez homens, fortemente armados, realizaram um assalto a dois bancos na Costa Sul de São Sebastião, que gerou pânico à população local durante a madrugada, resultou na morte de um policial civil e deixou duas pessoas feridas.
O caso aconteceu em Boiçucanga, na madrugada desta sexta-feira (8). Segundo informações da polícia civil, os assaltantes chegaram ao local por volta das 3h30 e estacionaram dois carros roubados no meio da rodovia Rio Santos, para bloquear a passagem durante a ação criminosa.
Eles explodiram os caixas eletrônicos do Itaú, localizado num centro comercial do bairro e depois tentaram explodir, sem êxito, o caixa central da agência do Bradesco. Apesar disso, o grupo deixou rastros de destruição nos dois locais.
Durante o roubo, o investigador da polícia civil Marco Antonio Koscak, que saiu de São Paulo com a esposa e o enteado rumo ao litoral, acabou passando pelo bloqueio feito pelos bandidos. Ele acabou sendo alvo dos criminosos, que fizeram vários disparos contra o carro, um Honda Civic. O policial foi atingido e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. A esposa e o enteado saíram ilesos. Duas moradoras da região, uma mulher e uma adolescente, também foram atingidas por disparos, mas tiveram ferimentos leves e não correm riscos de vida. As duas foram encaminhadas ao Pronto Atendimento do bairro.
Segundo o delegado seccional Múcio Alvarenga, os bandidos abandonaram os dois carros, que eram roubados e fugiram sentido litoral sul, com o uso de um barco, encontrado horas depois na praia de Juquehy. A polícia coletou impressões digitais dos carros e do barco, que podem contribuir com a identificação dos assaltantes. Não havia registro sobre roubo da embarcação, que está registrado em nome de uma mulher de Bertioga.
Muitos moradores utilizaram as redes sociais para relatarem as horas de pavor que passaram durante a madrugada. Segundo o que muitos disseram, as explosões e trocas de tiros foram constantes, por pelo menos uma hora. Milton Dias, 48, que mora no bairro, falou que a situação foi muito difícil.
Ele conta que ouviu o barulho e resolveu ficar reunido com a família, até que a situação fosse acalmada. “Parecia que a gente estava numa guerra. Minha esposa e meus filhos também acordaram e ficamos juntos torcendo para que nada mais grave acontecesse. O medo de invadirem nossa casa, ou ser atingido por uma bala perdida era grande”, comentou.
Com essa situação, moradores da Costa Sul devem passar ainda mais problemas para ter acesso aos caixas eletrônicos, que estão ficando cada vez mais raros na região. Na semana passada o Tamoios News divulgou em primeira mão os problemas enfrentados por muitos moradores, que as vezes precisam percorrer mais de 60 quilômetros para fazer um simples saque na rede bancária, pela falta de caixas eletrônicos na Costa Sul. Isso porque a região virou alvo de criminosos e, após diversas explosões, muitas instituições resolveram não fazer a reposição dos equipamentos. Comerciantes também perderam o interesse em manter os caixas, já que, segundo eles, traz vulnerabilidade para o estabelecimento.
A polícia diz que está apurando o caso. Alguns homens foram presos em Bertioga, mas ainda não foi comprovado que integrem o bando que realizou o assalto em São Sebastião.