Geral Ubatuba

População cobra iluminação em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Raell Nunes

Outra problemática se estende aos bairros, muitos deles sem estrutura de iluminação

Por Raell Nunes

Há tempos, a população de Ubatuba está cobrando melhorias no que tange à iluminação pública na cidade. Pessoas de diversos bairros relatam que não conseguem andar a pé ou de bicicleta nas ruas, pois falta luz. Os depoentes dizem que já sofreram acidentes por tal situação.

Até mesmo no Centro do município a luz é escassa. Nas imediações da pracinha de skate, na Avenida e no Itaguá a falta de iluminação é visível e gera reclamações.

O morador Adelson do Motta expõe que a circunstância é apta para a prática de crimes. “No escuro é mais fácil traficar, roubar e fazer outras coisas ilegais. Faz tempo que Ubatuba não tem uma boa iluminação. É um lugar que deveria ter. Por viver de turismo”, conta.

Outra problemática se estende aos bairros, muitos deles sem estrutura de iluminação. Conforme a fala de Jackson Lima, do bairro Sesmaria, os moradores que circulam por este caminho de bicicleta ou até mesmo a pé se encontram em perigo num local escuro.

O morador continua a dizer que as pessoas precisam trabalhar e na volta para casa – que é à noite – a escuridão atrapalha. “Pessoas trabalham e voltam para suas casas à noite, na madrugada, e já faz mais de uma semana e os órgãos responsáveis não se preocupam em arrumar”, conclui.

Bairro Sesmaria sofre com falta de iluminação

A Prefeitura de Ubatuba, logo no início de mandato da nova gestão, prometeu melhorar a questão da iluminação pública. Em entrevistas coletivas, o prefeito Délcio José Sato (PSD) dizia que o plano iria começar com a revitalização da Avenida e seguir adiante.

Também foi prometido pelo órgão público a instalação de iluminação de LED em 13 orlas da cidade. Letícia Valentina Fernandes, 23, disse que a proposta é boa. “Gosto de passear na praia. Acredite, à noite também”. A garota do Perequê-Açu – lugar que está entre os contemplados pela ação – falou que se sentirá mais segura.

Além do Perequê-Açu e Toninhas, estão prometidas para iluminação as orlas da Barra Seca, Cruzeiro, Praia Grande, Itaguá, Lázaro, Lagoinha, Maranduba, Perequê-Mirim, Picinguaba, Almada e Engenho.

Conforme a administração municipal haverá mais de 400 postes, que serão instalados a partir de julho deste ano. A prefeitura informou que aguarda processo licitatório, no valor de R$ 3,5 milhões para iniciar as obras.

 

Deixe um Comentário