Cidades

Por causa da Dengue, Caraguá decreta estado calamidade pública

Tamoios News

Caraguá decreta estado de emergência e calamidade pública por causa da Dengue

 

Por Regis Thiago

 

A dengue, também chamada febre quebra-ossos, é só uma dentre várias doenças transmitidas por meio de picada de mosquito (Fêmea); mais conhecido como o Aedes aegyiti. Essa espécie é bem mais comum nas regiões tropicais e subtropicais. A verdadeira causa da doença é um vírus. Um mosquito infectado (isto é, um mosquito que já havia picado um humano infectado) transporta o vírus nas suas glândulas salivares. Ao picar alguém para sugar o sangue, ele transfere o vírus para o ser humano.

 

Há quatro tipos de vírus da dengue o 1,2,3 e 4. Quem é infectado por um tipo não adquire imunidade aos outros três. Após uma infecção, se a vítima for picada por um mosquito que hospeda outro tipo, o resultado pode ser a DH – Dengue Hemorrágica.

 

Várias cidades tiveram casos de dengue confirmados. A cidade de Marília (SP) teve até o momento 7 mil casos de dengue e 13 mortes. O Vale do Paraíba também diagnosticou alguns casos, mas nenhum tão alarmante como no litoral norte. Todos já estão em estado de alerta.

 

No litoral norte Caraguatatuba com aproximadamente 100.000 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) decretou Estado de Emergência e de calamidade pública. A Secretaria de Saúde informou que de janeiro até o dia 3 de março de 2015, foram registradas 1.995 notificações. Desses números, 754 casos de dengue foram confirmados, 842 negativas e 399 casos são investigados. Houve até o momento uma morte foi confirmada por dengue hemorrágica.

 

O Prefeito da cidade Antônio Carlos, assinou o decreto nesta terça-feira (03/03), sendo uma forma de complementar o Programa de Combate e Prevenção á Dengue, durante 90 dias, podendo ser prorrogado. A secretaria municipal de Saúde está autorizada á aquisição de bens e contratação de obras e serviços necessários para o desenvolvimento das ações de prevenção e combate a Dengue e ao tratamento dos pacientes. 

 

A cidade reforçará serviços de capinagem, retirada de criadouros dentro das casas e com nebulização, além da Operação Bota Fora. Desde o dia 6 de fevereiro, a prefeitura vem recolhendo materiais inservíveis em diversos pontos da cidade.

 

Nas redes sociais surgiram boatos sobre a dengue estar bem mais resistente e mutante, mas, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip negou que haja essa versão do mosquito.

 

Na cidade de Piracicaba, a Prefeitura e a empresa Oxitex do Brasil anunciaram um projeto para combater o mosquito. Inédito, o trabalho terá uma linhagem geneticamente modificada visando assim diminuir significativamente a quantidade mosquitos. O nome modificado é Aedes aegypti OX513.

 

Os insetos com os genes alterados copulam com as fêmeas originais do ambiente onde vivem e geram descendentes incapazes de transmitir o vírus, pois não sobrevivem. Para especialistas a mutação não é 100% eficaz, afinal não é certeza ter o total controle das espécies liberadas.

 

Veja mais:

 

Precaução contra a Dengue

Sintomas comuns à dengue e à dengue hemorrágica (DH)

 

 

Deixe um Comentário