Praticamente aprovado, projeto deve ser lido na sessão da Câmara de Ilhabela esta noite
Por Marcello Veríssimo
“A gente vai se ver na Globo!”. O conhecido refrão da vinheta do Carnaval na emissora mais importante do país, no Carnaval de 2016, pode ser uma nova alternativa para consolidar o fomento do turismo em Ilhabela, no Litoral Norte Paulista.
Foi nesse consenso que todos chegaram ontem durante audiência pública realizada na Câmara Municipal do arquipélago. O plenário ficou lotado com membros da sociedade civil organizada, trabalhadores do Carnaval, Liga das Escolas de Samba, jornalistas e ONG’s opositoras ao prefeito Antônio Colucci, que pareciam querer só tumultuar uma audiência pública com foco no turismo antes, durante e depois do Carnaval, não em outras áreas como saúde e saneamento básico.
O investimento, de recursos próprios, a título de patrocínio segundo o prefeito pode incluir definitivamente Ilhabela na rota do turismo mundial. O desfile em 2016, do grupo especial de São Paulo, transmitido pela TV Globo, após a novela das 21h, será acompanhado em 240 países, além do Brasil, pela Rede Globo Internacional.
A audiência publica começou com alguns minutos de atraso. Foram mais de 2 horas de debate sobre o assunto. A assessora especial da mesa diretora da casa, Ivone Granado, leu o projeto já aprovado pelo Conselho de Turismo. “O Carnaval do Estado de São Paulo vem a cada ano elevando seu público não só no sambódromo, mas principalmente nas mídias eletrônicas. Nas mídias sociais foram analisadas mais de 10 mil mensagens, que somadas aos telespectadores dos desfiles na televisão tiveram um impacto de mais de 12 milhões de pessoas em audiência”, explicou Inês sobre a estratégia de solidificação da marca Ilhabela definitivamente na rota do turismo mundial.
O arquipélago já é considerado pelo Ministério do Turismo como uma das 65 cidades indutoras em turismo no país. Pelo projeto, a repercussão e o retorno em mídia que, consequentemente, chamam atenção das pessoas fazendo com que elas venham para a cidade o ano inteiro. “Ainda estamos longe do Carnaval e a imprensa já está falando de Ilhabela”, disse Colucci. Além do Carnaval, o arquipélago ficará movimentado nas férias de julho, durante o inverno, com a Semana Internacional da Vela, evento já bastante conhecido.
Mas em 2016, a folia de momo na ilha pode se profissionalizar ainda mais. É que a escola da Vila Maria fará uma espécie de intercâmbio com os sambistas locais trazendo quatro apresentações da chamada “Ala-Show”, que é composta por batuqueiros e parte dos integrantes das alas da agremiação, além de trocar informações e experiências com a comunidade “e workshops de capacitação com as escolas de samba do município nos seguintes itens: alegoria, percussão, fantasia e adereços”, completou Inês. A escola da Vila Maria ainda reservará 300 fantasias para integrantes das agremiações de Ilhabela participar do desfile em São Paulo.
Buscando título inédito no Grupo Especial do carnaval paulista, a Unidos da Vila Maria pretende levar o enredo “A Vila famosa é mais bela, Ilhabela da fantasia”, que exaltará belezas naturais, a cultura, entre outras surpresas sobre o arquipélago, que é considerado a maior ilha do litoral brasileiro.
O projeto 34/2015 autoriza o repasse de verba, a título de patrocínio, visando promoção e divulgação da cidade de Ilhabela no Carnaval de 2016 no valor de R$ 989 mil. “Nosso desenvolvimento focado no turismo tem obrigações regionais também. Desenvolvemos o turismo na cidade e, por consequência, na região. Falamos de turismo de Ilhabela, falamos do Litoral Norte”, disse o prefeito. “Uma cidade antes de ser boa para o turismo, para o turista, tem de ser boa para as pessoas que moram nela”, completou. “Investindo no turismo, indiretamente também investimos na qualidade de vida das pessoas. O turismo é pulverizador de riquezas, cria diversos empresários”, analisou Colucci. Em média, Ilhabela lança cerca de 500 jovens por ano no mercado de trabalho.