Geral São Sebastião

Porto de São Sebastião registra aumento de 22% na movimentação de cargas no primeiro semestre

Tamoios News
Foto-Divulgação

Entre os principais produtos operados estão Barrilha, Sulfato de Sódio, Malte, Cevada, Ulexita, Silicato de Vidro, Alumina, Carvão Mineral e Gado Bovino Vivo

O primeiro semestre de 2019 foi de crescimento para o Porto de São Sebastião, que movimentou cerca de 356 mil toneladas de produtos, um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o faturamento, registrou uma alta de 42,8% – R$ 11,2 milhões de reais nos seis primeiros meses deste ano contra R$ 7,8 milhões no mesmo período de 2018.

A carga predominante continua sendo os granéis sólidos como a barrilha, sulfato de sódio, ulexita, malte e cevada já tradicionais, além da entrada de novas cargas como a alumina, silicato de vidro e carvão mineral que começam a ser movimentadas regularmente pelo porto. A entrada de novas cargas assim como o melhor aproveitamento das áreas de armazenagem do porto foram os fatores determinantes para o resultado do semestre.

Destaque também para o embarque de animais bovinos vivos para exportação. Um mercado em expansão que encontra no Porto de São Sebastião excelente estrutura para operações desta natureza.

O porto sebastianense vem se tornando em referência neste tipo de operação no país. Em 2016, foram exportados 46 mil animais; em 2017, 51 mil; e, no ano passado, 150 mil animais foram exportados por São Sebastião.

Para o segundo semestre, a Companhia trabalha para viabilizar a movimentação de novas cargas, juntamente com os Operadores e os Trabalhadores Portuário.

O engenheiro naval Paulo Tsutomu Oda, novo presidente da Cia Docas de São Sebastião, assumiu o cargo em junho passado, substituindo Vitor Costa, que estava no comando do porto desde 2018.