Praias Tecnologia

Verão: Ação da maresia na praia pode causar danos ao smartphone

Tamoios News

Os smartphones tão comuns nas praias, aparelhos indispensáveis para selfies e fotos que registram as férias de verão, necessitam de cuidados especiais à beira mar, principalmente, devido a ação da maresia, que também pode causar danos em cadeiras de praia, televisores, notebooks, bikes, motos e carros.

Maresia é o nome dado para a névoa e o odor que se origina a partir do movimento das ondas do mar, formada por gotículas de água salgada. O fenômeno da maresia é comum nas regiões litorâneas e é conhecida por provocar a corrosão de diversos objetos metálicos, devido à elevada oxidação que possui.

Smartphone

Os aparelhos celulares podem ser danificados pela ação do mar, da areia, do sol e até mesmo, da chuva. Na praia é preciso cuidados especiais com os smartphones.

Como é impossível ir para a praia sem o celular o ideal é adotar alguns cuidados e protege-lo sempre que possível, até mesmo, do sol forte. Deve-se evitar utilizar o aparelho com a mão molhada de água do mar ou com areia.

O ideal e manter esses aparelhos com suas capinhas de proteção, no interior de uma sacola plástica ou na bolsa. Tudo bem, que existem aparelhos modernos até a prova d’água, mas todo cuidado é pouco quando se trata da ação da maresia no litoral.

 O principal vilão dos veranistas hi-tech é a maresia, fenômeno de rebentação das ondas que lança no ar pequenas gotículas de água com sais marinhos. Como o sal é um ótimo condutor de eletricidade, pode causar curto-circuito nos eletrônicos. De qualquer forma, a umidade, com o tempo, pode estragar o dispositivo, além de causar corrosão ou ferrugem. É recomendável fazer uma limpeza no aparelho logo após o retorno da praia, como passar um pano limpo umedecido com água ou álcool.

Carros/bikes

De acordo com o consultor técnico de uma concessionária de veículos a maresia, a água do mar ou a areia da praia podem provocar danos na lataria, motor, sistema de ignição ou módulo de injeção, fiação elétrica, bateria e alternador.

Quem circula a beira mar precisa redobrar os cuidados. É ideal fazer uma limpeza completa no veículo, tanto na carroceria quanto na parte interna. Na hora de lavar o carro é necessário tomar cuidado para que os grãos de areia não risquem a lataria. Na praia muitas pessoas entram molhadas, por isso lavar os assentos e secá-los é primordial para manter sua vida útil e não estragar a espuma e o tecido.

Lavar o motor também é essencial, mas o serviço precisa ser feito por profissionais. A fiação elétrica também deve ser checada, pois a maresia pode oxidar a bateria e os conectores do sistema de injeção, causando falhas no motor.

Outro problema comum do carro de quem passa as férias no litoral está na bateria e no alternador, responsáveis por produzir eletricidade e fazer o carro funcionar. Se chover na praia o problema agrava, pois se a água e a areia atingirem a bateria, o alternador e outras peças do motor elas podem contaminar estes componentes e fazer com que o veículo nem mesmo dê partida.

Fazer uma revisão completa no carro depois das férias é essencial para a estética do veículo e para garantir sua vida útil. Na praia é recomendável evitar transitar com o veículo pela areia da praia ou junto a água do mar. É bom também não entrar no interior do veículo com o corpo ou pés cheio de areia. Cadeiras e outros objetos devem ser limpos antes de serem colocados no porta-malas.

Os mesmos cuidados valem para aqueles que utilizam bicicletas a beira mar. Sempre que passear em locais com maresia (praia), é necessário limpar sua bicicleta e lubrificar a corrente.

Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, que podem penetrar, retirando a graxa interna dos rolamentos. Nunca usar óleo de cozinha (comestível) na bicicleta: em hipótese alguma. Não exagere na quantidade do óleo lubrificante (Singer) na corrente – é prejudicial. A cadeira de praia e o guarda-sol devem ser lavados sempre que se retornar da praia para evitar que a ação da maresia possa provocar danos, como ferrugem, por exemplo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.