Cidades São Sebastião

Pré Candidato ao Governo de SP, Haddad visita São Sebastião e encontra portuários

Tamoios News
Foto: Letícia Vargas

Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao governo do estado de São Paulo, esteve em São Sebastião na tarde de ontem, quinta-feira (07).

Haddad iniciou sua agenda do Litoral Norte logo pela manhã, em Caraguatatuba. Na parte da tarde, o primeiro encontro foi com a comunidade portuária de São Sebastião, por meio dos seus Sindicatos e lideranças, realizado na Av. Três Bandeirantes, 144, Centro de São Sebastião.

Acompanhado pela Deputada Estadual Márcia Lia (PT) e assessores de Imprensa, o pré candidato foi recepcionado por Felipe Zangado, advogado e portuário, João Carlos da Cia. Docas, Leonel Pereira (Chenga) presidente dos Arrumadores, vereador Chicão de Santos e Reinaldo Alves (Nadinho), representante dos Conferentes no Porto de São Sebastião. Também estavam presentes o vereador Teimoso, o ex-prefeito Juan Garcia e demais lideranças sindicais da região.

Foto: Diogo Zacarias

Leonel Pereira, Felipe Zangado e a Deputada Márcia Lia deram início à reunião e agradeceram aos presentes.

Zangado enfatizou a importância de “o Porto de São Sebastião se fazer ouvido por aqueles que poderão, no futuro, governar o nosso Estado, governar com uma visão estratégica de planejamento. Olhar para o Porto de São Sebastião como ele deve ser olhado, e não como ele foi tratado nos últimos 60 anos. E pouco se fez pelo nosso Porto, pela absoluta falta de consciência do que é fomentar a economia da nossa região.”

Em nome do Sindicato dos Arrumadores e demais presentes na causa, foi entregue uma carta para Haddad, com as propostas para o Setor Portuário.

São 14 os pontos defendidos pela Comunidade Portuária de São Sebastião. Em defesa, não só da Autoridade Pública do Porto de São Sebastião, mas também dos ativos da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, da melhora e maior eficiência das relações intermodais do Estado no sentido de proteger e promover a vocação industrial bem como do setor produtivo Paulista.

Dois trechos da carta foram lidos e a palavra foi passada ao pré candidato Haddad. Ele recebeu o documento e disse que, “caso seja eleito para o cargo, solicitará ao governo federal um balanço completo para saber qual é a real situação do Porto localizado na cidade do litoral do Norte.”

Ele complementa: “Não há clareza sobre os reais benefícios desta privatização. E como se trata de um local estratégico, é preciso muito cuidado. O que temos visto em casos semelhantes no país, quem paga a conta acaba sendo o consumidor”, lembrou Haddad.

O pré-candidato reiterou, ainda, que desestatizar o Porto é abrir os caminhos para o aumento de tarifa. “Antes de tomar qualquer atitude, nós precisamos conversar com a administração do Porto, com os seus trabalhadores, com o Estado e com a União.”

Foto: Divulgação

Além de Haddad, assinaram a entrega da carta: Robson Wilson do Santos do Sindicato da Estiva, Leonel Pereira da Silva do Sindicato dos Arrumadores, Reinaldo Moreira Alves do Sindicato dos Conferentes, Natel Alves Oliveira da Sindaport, André Pierobon, Vereador, João Carlos Cardoso da Silva, representante dos Doqueiros e Edvaldo Campos (Teimoso), vereador.

Terminada a reunião, ainda acompanhado dos representantes portuários, foram em visita ao Porto. O próximo encontro de Fernando Haddad foi com Movimentos Sociais de São Sebastião, realizado no Espaço Cultural Circo Navegador, no Centro, e para encerrar o dia, uma Plenária com militantes e pré-candidatos do PT.

Hoje, dia 8/7, Haddad seguiu a agenda em Ubatuba, com Visita a colônia de pesca, Café da manhã na Prefeitura, reunião com sociedade civil, entidades e partidos e ainda, uma entrevista ao Portal de notícias, finalizando sua agenda aqui na região.

Por Daniele Murillo / Redação Tamoios News