Durante o aniversário dos 168 anos de emancipação, a Prefeitura de Caraguatatuba (SP) celebrou e prestou contas dos 100 dias de gestão do prefeito Mateus Silva. O evento aconteceu na manhã deste domingo (20) no Teatro Mário Covas.
A comemoração do aniversário contou com hasteamento dos pavilhões, incluindo a bandeira do município, e com a presença de autoridades políticas de Caraguatatuba (SP) e região, representantes de órgãos de segurança e público em geral. “Uma cidade que já se ressurgiu algumas vezes, uma cidade que se desenvolve e agrega cada vez mais para o desenvolvimento sustentável para o seu morador e também para quem nos visita”, afirma o prefeito Mateus Silva.
Em relação aos 100 dias de mandato, Silva afirma que foram de muitos desafios e que tiveram que reestabelecer pendências. “Os passos não são da velocidade que gostaríamos, até pela dificuldade orçamentária, mas estamos nos desenvolvendo bastante. Até o final do ano, toda Caraguatatuba estará saneada com os fornecedores do passado e volta a ter credibilidade de mercado”, promete ele. Em relação ao âmbito da saúde, Mateus acrescenta que o sistema de medicamentos e a administração de saúde do município estão em pauta para que a população possa ter um acesso ao serviço de modo mais assertivo e funcional.
Já no setor da educação, o prefeito garante que já avançaram nestes 100 dias de gestão, mas que o número de escolas entregues para a população ainda vai aumentar. “Já estamos com novas escolas de tempo integral funcionando no município e estamos iniciando para que no meio do ano tenhamos mais cinco escolas. Iniciamos o chamamento de professores e agora de agentes de apoio escolar para conseguir enriquecer ainda mais os alunos atendidos pelo sistema de escola de tempo integral”. Em relação às merendas, Mateus salienta que estão oferecendo uma alimentação “digna, nutricional e que realmente entrega qualidade e desenvolvimento para as nossas crianças”.
Sobre o aumento de moradores de ruas em Caraguatatuba (SP), Mateus diz que estão fazendo ações periódicas e que o acolhimento já está sendo mais efetivo do que anteriormente. “Nos já estamos fazendo todo aquele tratamento social, pois eles são nossos irmãos e merecem respeito e atenção”.
Questionando sobre os próximos 100 dias de gestão, o prefeito afirma que a população pode esperar a continuidade de “muito trabalho, de muito projeto e agora de muita entrega. Neste segundo momento já vamos começar a colocar na rua grandes projetos de desenvolvimento”. Entre os projetos para serem realizados nos próximos meses, estariam as Parcerias Públicos-Privadas (PPPs), principalmente em relação ao paço municipal e o setor do lixo, a criação do centro de convenções de desenvolvimento da vida marinha, a repavimentação e pavimentação dos bairros e a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). “Tem muita coisa que está por vir nesse segundo momento e a população vai começar a sentir ainda mais a qualidade do serviço público”, ressalta Silva.
Sobre os projetos para o turismo, Silva cita o desejo de conseguir executar o serviço de travessia de pedestre de Caraguatatuba (SP) para Ilhabela (SP) e o passeio de teleférico ligando o Morro do Camaroeiro ao Santo Antônio, enfatizando centros de entretenimento, gastronômico, comercial e serviço no município.
No quesito segurança, a expectativa é que o número de câmeras em toda a cidade passe de 180 para mais de mil, mas que o edital do projeto deve ser finalizado somente no final do segundo semestre desse ano.
Durante a coletiva, o prefeito anunciou ainda a construção de uma nova prefeitura na região da fazenda Serramar, que tem o objetivo de dar uma nova localização para o prédio público e fazer com que Caraguatatuba se expanda. “É uma prefeitura ampla, moderna e que garante todo o potencial de desenvolvimento sustentável e econômico. É um projeto que atende as demandas municipais com qualidade.”
Por fim, Mateus Silva afirma que ainda possuem afazeres para cumprir, e que “obviamente ainda temos algumas dificuldades pelo caos que nós herdamos, como limpeza urbana, mas o importante é que estamos evoluindo, não em quantidade de passos que gostaríamos, mas com passos largos, assertivos e com bons projetos para o futuro”, finaliza ele.
Redação/Tamoios News