Com programação de qualidade, eventos tradicionais e trade turístico forte, Ilhabela vira a “princesinha” do litoral norte
Por Marcello Veríssimo
As afirmações do prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, sobre a criação de um calendário cultural como alternativa para solidificar o turismo no arquipélago, praticamente o ano inteiro, mesmo em época de baixa temporada, ecoaram por todo este setor no Litoral Norte. Em audiência pública, realizada na Câmara Municipal da ilha, o prefeito ousou ao apresentar projeto de lei que prevê o repasse de verba, a título de patrocínio, de R$989 mil para a escola de samba paulistana Unidos da Vila Maria.
Ilhabela é considerada pelo Ministério do Turismo e pela Embratur uma das 65 cidades indutoras do turismo no país. Para Colucci, a efervescência causada pelos eventos é um dos motivos que contribuem para honrar o título. O calendário cultural do arquipélago é bem estruturado, reunindo festivais gastronômicos, eventos esportivos, culturais, entre outros.
Mas será que, como disse o prefeito, quando se “vende” Ilhabela como destino turístico em feiras internacionais, por exemplo, também estão incluídas no pacote as outras cidades da região? Fato é que, fora do verão, a sazonalidade é um fator importante para a economia e o emprego, tanto o formal quanto o informal. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje dados da PNAD Contínua, que leva em conta os indicadores para os chamados trimestres móveis, ou seja, os pesquisadores utilizam as informações dos últimos três meses da pesquisa, chegando assim ao novo índice que apontou que, entre fevereiro e abril deste ano, o número de desempregados subiu para 8% se comparado ao mesmo trimestre do ano passado, uma queda de aproximadamente 0, 5% no fechamento de postos de trabalho.
No Litoral Norte, o setor de turismo, hotelaria e serviços absorve a maioria destes profissionais. Geralmente, de acordo com os Postos de Atendimento ao Trabalhador na região, são vagas de recepcionista, camareira, garçom, ajudante de cozinha, entre outros.
Em São Sebastião, o vereador Gleivison Gaspar, que desde o início do seu mandato no Legislativo cobra a realização de um calendário cultural, disse que com essa “ferramenta” o setor turístico na cidade ficaria mais profissional. “Sem ele, permaneceremos no amadorismo”, disse o parlamentar. Ele já apresentou diversos requerimentos sobre o tema, e protocolou nesta quarta-feira (3) um novo pedido solicitando a contratação de um “especialista em turismo para a secretaria”.
Já a ex-secretária de turismo de São Sebastião, Ana Maria Araujo, concorda com o prefeito Antonio Colucci. “Quando se fala de Ilhabela é como falar em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba”. Ana lembra que atualmente o desenvolvimento turístico mudou em comparação ao período em que chefiou a pasta em São Sebastião. “Seria importante a união das cidades para um desenvolvimento em turismo unificado”, ela acredita.
Caraguá e Ubatuba, ainda que não bem estruturados, possuem seu calendário cultural de eventos com a realização do Festival “Caraguá A Gosto”, que já é tradição na cidade, e em Ubatuba vale destacar os campeonatos de surfe disputados no município, que possui as melhores praias para a prática do surfe na região.
A Prefeitura de São Sebastião não comentou o assunto. A reportagem do Portal Tamoios News não localizou o representante do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) do Litoral Norte. A secretária de Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, também não foi localizada para comentar o assunto.