Cidades São Sebastião

Prefeito de São Sebastião reforça tratativas para levar base dos Bombeiros à Costa Sul, na cerimônia do GBMar

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de São Sebastião

O Teatro Municipal de São Sebastião recebeu, na segunda-feira (20/10) guarda-vidas do Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBMar) de todo o Litoral Norte par a solenidade de entrega da Medalha de Láurea de Mérito Pessoal. Na ocasião, o prefeito Reinaldinho Moreira falou sobre as tratativas para a implantação de uma base do Corpo de Bombeiros em Boiçucanga, na Costa Sul.

Esta é uma reivindicação antiga, pois a base atual se localiza no bairro Porto Grande, na região central, e diante da geografia da Rodovia Dr. Manoel Hippolyto do Rego (SP-55) que corta todo o município em uma via estreita e com serras, há uma demora grande para o atendimento de ocorrência nesta região.

“Nós tivemos uma grande notícia que, se Deus quiser, concretizaremos, junto ao secretário de Segurança do Estado, Guilherme Derritte, que nos ajudou demais, desde o início da nossa gestão. Nós fizemos a cessão do terreno, em Boiçucanga. Estamos modelando junto ao comando do Corpo de Bombeiros para que possamos fazer esse projeto e instalar a base na Costa Sul”, disse Reinaldinho.

Ele lembrou ainda sobre a necessidade de um tempo-resposta mais rápido para as ocorrências. “Hoje o nosso tempo-resposta é muito grande. Infelizmente, as pessoas ficam até mais expostas na Costa Sul, onde temos uma população mais adensada, mais pessoas vivendo”.

Outro ponto apresentado pelo prefeito Reinaldinho aos presentes foi sobre o tempo da permanência e guarda-vidas temporários na cidade que, atualmente dura em torno de quatro meses. A proposta é que esse período possa chegar a até dez meses. “Precisamos ter mais praias guarnecidas até porque nossa temporada tem se estendido, realizamos ações para fomentar o turismo e temos a preocupação com aqueles que frequentam as nossas praias”.

Esse também é um pedido do comando do GBMar por entender que há um acréscimo no movimento de banhistas em boa parte do ano e não mais só durante a temporada de verão.

Condecorações

A solenidade realizada no Teatro Municipal condecorou 31 guarda-vidas que se destacaram no salvamento de vidas, na prevenção de acidentes em ambientes aquático e no enfrentamento de situações de extremo risco com desprendimento e preparo.

Foram entregues 13 medalhas de quinto grau, 11 de quarto grau, quatro de terceiro grau, duas de segundo grau e uma de primeiro grau, considerado o mais alto dentro da corporação.

“As militares homenageados, deixamos o nosso mais profundo respeito. Que esta horaria não seja vista como um ponto de chegada, mas como o reflexo de uma trajetória de dedicação e o incentivo para seguir trilhando o caminho da excelência, da lealdade e do profissionalismo”, disse o comandante do GBMar no Litoral Paulista, tenente-coronel Valdizar Nascimento de Souza.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião