Em entrevista coletiva, Felipe Augusto afirmou que programação será mais enxuta, mas que haverá atrações nesta temporada de verão para a cidade
Por Ricardo Hiar, de São Sebastião
O prefeito eleito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), informou na tarde desta quinta-feira (29), durante entrevista coletiva, que o município deve ter a tradicional queima de fogos na virada do ano. Até ontem, informações da prefeitura davam conta que o show pirotécnico não seria realizado e havia um impasse sobre de quem seria responsabilidade do mesmo.
Conforme esclareceu o futuro prefeito, a compra dos fogos de artifício precisam ser realizada pela atual administração, já que ele só poderá tomar esse tipo de decisão após a posse, que acontecerá no próximo domingo, às 17h. O pagamento, no entanto, deverá ficar a cargo da gestão tucana.
Felipe Augusto disse que se reuniu nesta quinta com o atual prefeito, Ernane Primazzi (PSC), para que pudesse ser realizada a queima de fogos. “Conversei hoje com o prefeito para que ocorra a queima de fogos e ele disse que vai providenciar. Falei do nosso interesse que aconteça, pois é um evento importante”, completou.
Além dessa notícia, outro anúncio feito pelo próximo administrador de São Sebastião foi sobre os shows do verão. Segundo explicou, haverá uma programação mais enxuta e com menos gastos. Ele adiantou os shows que serão realizados na primeira semana do evento, chamado de Verãozão.
A abertura da festa, patrocinada pela Ambev, será feita pela banda Cidade Negra no dia 6 de janeiro. No dia seguinte, haverá apresentação da Orquestra Imperial. O terceiro dia do festival de verão ficará por conta da Banda Del Rei. Diferente dos últimos anos, o palco terá um recuo, para que a área atrás seja aproveitada para o estacionamento de veículos. Também não haverá o fechamento do local do shows, para facilitar a circulação dos moradores e turistas, além do acesso mais fácil ao comércio local.
Falando em comércio, após muitos anos de tradição, a conhecida “feirinha do Paraguay” não vai compor o complexo de shows nesta temporada. “Vamos atender uma reivindicação de 100% dos comerciantes. Quem costuma participar dessas feiras são os distribuidores, por isso criam uma inevitável guerra pelos preços. É algo que imobiliza todo o comércio da região central, que já sofre os outros meses da baixa temporada”, completou.
O prefeito eleito afirma que a fiscalização do comércio ambulante será rigorosa esse ano, podendo contar, ainda, com o apoio da polícia federal em algumas ações.
Para Felipe Augusto, a economia que será promovida com uma programação mais simples de shows, permitirá que mais recursos sejam repassados para áreas com a saúde. Ele citou, por exemplo, melhorias na UPA Central, no Pronto Atendimento de Boiçucanga, além da Defesa Civil, que requer cuidados nesta época do ano, quando costumam ocorrer fortes chuvas.
Sobre a festa do padroeiro, a estrutura será mantida e as atrações ocorrerão entre os dias 19 e 21 de janeiro. Na ocasião, o complexo da Rua da Praia servirá de cenário para a encenação, de grandes proporções, da vida do santo padroeiro. Também foram confirmadas atrações musicais para as festividades.