O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, deu início na manhã da última quarta-feira (15), à 13ª edição da Copa Brasil de Vela, durante cerimônia realizada na Escola Municipal de Vela “Lars Grael”. O evento contou com a presença de autoridades, representantes da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e alguns dos principais velejadores das classes olímpicas e de base do país.
A cerimônia de abertura também reuniu importantes autoridades e representantes de instituições parceiras. Além do prefeito Toninho Colucci e o vice-prefeito, João Pedro Reale Colucci, estiveram presentes Caroline Gomes Neves de Carvalho, diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte; o presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereador Ezequiel Alves; representando o secretariado municipal, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento; e representantes da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), entre eles o diretor-secretário Marco Aurélio de Sá Ribeiro. O evento contou ainda com a participação de Márcio Motta, biólogo e coordenador do Viva Instituto Verde Azul, e Juliano Pessoa, engenheiro ambiental e representante do movimento Upcycling for Good, reforçando a integração entre esporte, meio ambiente e políticas públicas.
Organizada pela CBVela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela e a Federação de Vela do Estado de São Paulo, a competição reúne 139 embarcações e 169 velejadores de oito estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Distrito Federal, além de atletas do Paraguai.
Os velejadores disputam regatas nas classes ILCA 4, ILCA 6, ILCA 7, Snipe, Dingue, Finn e 470, além das categorias de base Optimist, 420 e 29er. A Copa também é válida pelo Campeonato Brasileiro da Classe 470 e pelo Campeonato Sudeste da Classe Finn, sendo uma das etapas seletivas para a formação da Seleção Brasileira de Vela Jovem de 2025.
Durante a abertura, o Prefeito Toninho Colucci destacou o orgulho de Ilhabela em sediar mais uma grande competição náutica. “Este é mais um evento que reforça nosso título de Capital Nacional da Vela. A modalidade faz parte da identidade de Ilhabela e é sempre uma honra receber grandes competições como a Copa Brasil, com quase 170 velejadores de várias regiões do país competindo em nossas águas. Além de fortalecer o esporte, um evento desse porte também movimenta nossa economia, gera empregos e promove nossa cidade no cenário nacional”, afirmou Colucci.

Imagem/Prefeitura Municipal de Ilhabela
Na ocasião, o prefeito também sancionou a Lei Municipal nº 1.731, de 25 de setembro de 2025, que institui o “Dia do Velejador e da Velejadora” no município de Ilhabela, celebrado anualmente no segundo domingo de outubro. A lei, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Alves, é uma homenagem àqueles que contribuem para a história e o desenvolvimento da cidade.
“Datas comemorativas são importantes porque consolidam na memória coletiva fatos, trajetórias, conquistas e pessoas que representam a identidade do nosso território. Nada mais justo do que reconhecer o papel dos velejadores e velejadoras que ajudaram a construir a Capital Nacional da Vela”, destacou Colucci.
O diretor-secretário da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, ressaltou a importância da parceria com o município. “É incrível termos um parceiro desse porte em mais um grande evento da vela nacional. Ao lado da Prefeitura de Ilhabela e com apoio do BRB, temos certeza de que faremos uma Copa Brasil de excelente nível técnico e belas regatas”, afirmou.
Sustentabilidade e inovação
Além das regatas no Canal de São Sebastião, a Copa Brasil de Vela também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. Nesta edição, a CBVela lançou o Guia de Sustentabilidade da Copa Brasil de Vela, que reúne uma ampla agenda de ações ambientais e de integração com a comunidade local, incluindo a neutralização das emissões de carbono.
O evento busca ainda a certificação internacional Clean Regattas, programa global da Sailors for the Sea, adotado pela World Sailing e pela própria CBVela. A confederação é a primeira entidade esportiva do país a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, conectando suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A 13ª Copa Brasil de Vela segue até o sábado (18), com regatas decisivas e premiação aos campeões das diferentes classes, na Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela