Com cerca de 500 casos da doença, a dengue já se transformou numa epidemia em Caraguá, segundo o secretário municipal de Saúde, Amauri Toledo.
Toledo explicou que de acordo com a Vigilância Epidemiológica quando o número de casos da doença ultrapassa a 300 pode-se considerar como uma epidemia.
O número de casos- oficialmente de 497 casos, até esta terça(23), pode ser bem maior, segundo informou Toledo, nesta terça, em entrevista concedida à uma emissora de rádio da região.
No ano passado, a cidade registrou dez casos de dengue. Este ano, três moradores já morreram de dengue no município.
O secretário adiantou que a dengue tipo 2 é confirmado pela análise do sangue do paciente, se a plaqueta estiver muito baixa, o risco é muito grande e o tratamento tem que ser imediato.
Em caso de epidemia, os exames são dispensados, por isso, as pessoas com sintoma de dengue seguem direto para o tratamento, com hidratação e coleta do sangue.
Mesmo assim, a secretaria de Saúde, segundo Toledo, está fazendo os exames de sangue para averiguar a plaqueta dos pacientes.
Toledo esclareceu que esse tipo de dengue é muito perigoso, pois se a pessoa infectada tiver algum tipo de doença, ficar muito debilitado e correr risco de morte.
“A epidemia está instalada na cidade, isso é uma realidade”, comentou. Toledo mais uma vez alertou a população que é preciso o envolvimento de todos no combate a dengue.
“A prefeitura está fazendo a sua parte, mas se a população não se envolver e colaborar, tudo indica que a situação poderá se agravar”, alertou.
Com as UPAs lotadas e a santa casa, sem vagas, a prefeitura adotou medidas para poder prestar atendimento e internar as pessoas com dengue.
O prefeito Aguilar Júnior contratou uma carreta da saúde com médicos e enfermeiros para atender 20 pessoas por vez.
O primeiro andar da UPA foi transformado em sala de atendimento para pacientes suspeitos de dengue com 10 c amas, 16 cadeiras e seis poltronas.
Em todas as UPAs o atendimento foi prolongado até às 19 horas. As equipes da zoonose percorrem a cidade de ponta a ponta para identificar e eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
As equipes de Saúde estão fazendo à nebulização nos bairros. Proprietários de imóveis estão sendo autuados por manterem água parada em suas casas ou piscinas sem os devidos cuidados.
“Estamos fazendo tudo o que é possível para impedir o avanço da dengue, mas sem o apoio e compreensão da população não conseguiremos resolver essa situação”, comentou.
Segundo ele, a população tem que evitar os criadouros do mosquito transmissor. “Os moradores devem manter ralos, calhas, vasos e quintais limpos e evitar a água parada. Com o apoio da população e as ações adotadas pela prefeitura poderemos vencer a guerra contra a dengue”, finalizou.
A Prefeitura deveria primeiramente , zelar pela cidade, que esta abandonada.
Ruas sem bueiros o que tambem contribui muito para acumular agua limpa de chuva.
Mato nas calçadas e guias , o que tambem faz aculumar a agua.
entao sr.Prefeito antes de dizer que a população tem que fazer a sua parte, comece pela Pmsp , assim a população seguira o exemplo !
Conforme a declaração os culpados são as munícipe? Não, isso é uma afronta à população que liga, reclama, denuncia e nada acontece. Vemos bairros como Pegorelly e Perequê esquecidos. Empresas terceirizadas quebraram as ruas que já eram pavimentadas,(construção da nova Tamoios) terrenos da prefeitura abandonados e com muito lixo. (Local propício para um berçário da dengue) O povo está muito errado na questão de precaução, porém falta por parte da prefeitura fazee campanhas para minimizar o abandono da cidade.
Eu acho que a culpa dois lados prefeitura faz a parte das ruas boeiros matos lixos que causam dengue e a populacao tambem em caragua tem muita casas fechadas veraneio onde os donos passam meses ate com piscinas enfim que contribuem muito esse aumento da dengue. minha opinião observação também.
É revoltante ,o povo tem culpa mas vocês mais ainda porque cobram caro o IPTU é não fazem suas partes o terreno do lado da minha casa cheio de agua parada que infiltra a minha ,buracos enormes da minha rua pois só uma parte e asfaltada e cobram valores iguais da uma atenção a rua Doutor Sidney de Oliveira Andrade que sempre fica alagada mato nem se fala é revoltante, cansei de reclamar.
E as ruas que foram asfaltadas, mas esqueceram do escoamento das águas das chuvas e ficam empossadas até que sequem?