Câmara aprovou o repasse do restante da área em forma de doação para quitar dívidas do clube com a prefeitura
Por Ricardo Hiar
Uma área localizada no centro de Caraguatatuba, e que pertencia ao Esporte Clube XV de Novembro, agora é oficialmente da prefeitura. O município já era detentor de parte do imóvel, arrecadado anteriormente em leilão realizado pelo time, que enfrentou crises financeiras e precisou pagar dívidas trabalhistas.
Já a outra parte do imóvel, que inclui o campo e as arquibancadas, foi repassada à administração municipal em forma de doação, dessa vez para que fossem quitadas com a prefeitura todas as dívidas referentes ao imóvel.
A doação foi oficializada na sessão de Câmara da última terça-feira (29), quando os vereadores aprovaram o projeto de lei 38/15. Por meio dessa proposta, o Executivo pode receber a área de 10.800 m2 e, como consequência, a quitação dos débitos tributários e não tributários que recaem sobre o local.
Na justificativa do projeto, o Poder Executivo alegou que a ação foi realizada devido ao Esporte Clube XV de Novembro ser um patrimônio esportivo, histórico e paisagístico de Caraguá.
Com a aprovação do projeto, a lei será sancionada e publicada para que posteriormente seja lavrada a escritura do imóvel. Apesar de ter obtido a propriedade total do imóvel, a Prefeitura de Caraguatatuba não pretende impedir que as atividades do clube tenham continuidade no local.
“De acordo com o setor de Patrimônio Imobiliário as atividades já realizadas pelo Esporte Clube XV de Novembro vão continuar normalmente em horários contrários às futuras atividades que poderão ser implantadas pela Prefeitura de Caraguá, que agora é proprietária do imóvel. O município permite em lei que a entidade utilize as instalações para a manutenção das atividades esportivas e culturais já existentes no local”, diz nota da prefeitura.
A outra área adquirida anteriormente pelo município tem 3.080,24 m2 e abrange a quadra poliesportiva, o estacionamento e demais equipamentos. Ela foi arrematada em 2013 por R$ 570 mil.
A partir de agora a administração pretende utilizar a área para ampliação das atividades esportivas do município, além de continuar utilizando o espaço para a realização de campeonatos ao longo do ano. Os projetos de melhoria na infraestrutura do local encontram-se em estudo e deverão ser implantados futuramente.
Além do investimento nas escolinhas realizadas nos núcleos esportivos em todo o município, que incluem as escolinhas de futebol e futsal, o município promove ao longo do ano campeonatos de futsal, futebol amador, futebol veteranos (35 e 40 anos, por exemplo) e futebol para crianças.
O clube
O time XV de Novembro foi fundado em Caraguatatuba em fevereiro de 1934, o que mostra que o nome não tem nenhuma ligação com a data de fundação. Com as cores verde e branco, o clube trilhou boa parte da trajetória na categoria amadora. Durante a segunda guerra mundial, entre os anos de 40 e 47, o clube ficou inativo.
Mesmo tendo realizado esforços para conquistar o profissional, problemas estruturais acabaram impedindo o progresso nesse sentido. O time alcançou divisões superiores no futebol, mas não teve como honrar seus compromissos.
A prefeitura mantém parceria constante com o Esporte Clube XV de Novembro na utilização do campo de futebol para realização dos campeonatos amadores e demais eventos esportivos.
Com relação aos investimentos futuros em times locais, a Secretaria Municipal de Esportes afirmou que a aprovação da lei é recente e a prefeitura pretende estudar novos investimentos nos times locais levando-se em conta o novo espaço esportivo da municipalidade.