A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas.
O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e melhorias para o setor de descarte de resíduos na cidade.
Um dos assuntos debatidos durante a reunião foi a desativação da Área de Transbordo e Triagem (ATT) do Barranco Alto, que não receberá mais nenhum tipo de material, seja da Prefeitura ou de particulares.
Uma nova empresa, devidamente licenciada, passará a prestar os serviços de recebimento, triagem e destinação de resíduos em outra área, sob responsabilidade da própria empresa.
Outro tópico abordado foi a representatividade da atuação dos caçambeiros no município. Inclusive, ficou agendada uma nova reunião para esta semana, com o intuito de formalizar a atuação deles e discutir estratégias para evitar o descarte irregular de resíduos.
Em paralelo ao assunto, a Prefeitura tem ressaltado a importância dos Ecopontos para utilização dos munícipes para o descarte de pequenos volumes de resíduos, até 1 metro cúbico.
Atualmente, a cidade conta com quatro Ecopontos ativos, que recebem diversos tipos de materiais recicláveis, como resíduos de construção civil, restos de poda, eletrodomésticos, móveis, lâmpadas e materiais para coleta seletiva.
Endereços dos Ecopontos:
– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais.
– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo.
– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão.
– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba