A Prefeitura de Ilhabela apresentou, na tarde desta terça-feira (25), o novo caminhão do Corpo de Bombeiros da cidade. O autobomba com capacidade para 4 mil litros de água será destinado ao combate a incêndio e salvamentos em altura, terrestre e aquático.
O Governo do Estado adquiriu o caminhão modelo Tector, da marca Iveco, com investimento de R$ 120 mil. Em contrapartida, a Prefeitura investiu mais R$ 390 mil para equipar o veículo, de acordo com as especificações apresentadas pelo Corpo de Bombeiros.
Além do tanque com capacidade para 4 mil litros de água, o governo municipal ainda proporcionou a duplicação da cabine e instalação de console interno (incluindo portas e bancos especiais), escada de acesso, sistema de levantamento da cabine e portas persianas verticais de alumínio escovado.
“É o que existe de mais moderno em caminhão de Corpo de Bombeiros. Em 2010 inauguramos a Base do Corpo de Bombeiros de Ilhabela e desde então sempre temos investido em equipamentos, pois sabemos da importância do trabalho desenvolvido pela corporação”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
O novo caminhão autobomba ainda conta com sistema de regulagem de pressão da água, possibilitando a economia de acordo com a ocorrência. O veículo também dispõe de maquinário eletrônico para acionamento da bomba d’água, bem como um motor exclusivo para recolhimento da mangueira. Este veículo conta com equipamentos como motogerador para alicate hidráulico, utilizado nas ocorrências de acidente de trânsito.
O secretário de Governo, Luiz Alberto de Faria – Luizinho, também destacou a importância do investimento. “É importante ressaltar que ações como esta do governo municipal vem fortalecer a rede de proteção aos munícipes, além de proporcionar um rápido atendimento a qualquer sinistro que possa ocorrer, salvando vidas e o patrimônio do cidadão”.
A entrega oficial do novo caminhão contou ainda com a presença do secretário adjunto de Governo, Valter Faustino; do vereador Luizinho Paladino; do secretário adjunto de Administração, Antonio Carlos Cajado Simões; do diretor do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Marcelo Santos, e do subtenente Alexandre da Silva Prado, comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Ilhabela.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI