A Prefeitura de Ilhabela realiza uma reunião pública logo mais às 18 horas desta quinta(4), no auditório do Paço Municipal, para esclarecer à população os gastos de R$ 13,9 milhões, nas obras de contenção das encostas do Piúva.
Técnicos da empresa Preserva Engenharia, contratada emergencialmente e com dispensa de licitação, para executar as obras, farão uma explicação técnica sobre o projeto, os trabalhos e o que já foi executado. A obra deverá levar cerca de seis meses.
A contratação da empresa, mediante parecer jurídico do secretário de Obras, Rogério de Lucca e com dispensa de licitação foi muito questionada na cidade, por moradores e vereadores.
Entenda
No último dia 18 de maio, o deslizamento da encosta bloqueou completamente a rodovia Perimetral Sul (SP-131), e isolou mais de 10 mil moradores na região sul de Ilhabela. Uma casa construída no morro desabou e outras estão interditadas por risco de novos deslizamentos.
O deslizamento arrastou árvores e postes de energia elétrica. A concessionária desligou a energia em parte da região do Piúva, onde houve o acidente, para que as equipes iniciassem a remoção da barreira.
A prefeitura acionou a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Instituto Geológico para avaliar a estabilidade do local. Ao menos duas casas foram interditadas por segurança – uma delas havia desabado parcialmente nesta sexta-feira.
Durante o período que a estrada SP-131 ficou interditada, cerca de uma semana, a prefeitura colocou embarcações para o transporte dos moradores. Atualmente, estão sendo realizadas obras de contenção, após autorização de contrato, e o trânsito segue normalmente. A SP-131 é a única rodovia estadual da ilha e a sua manutenção sempre foi feita pelo governo do estado.
Serviço: O auditório do Paço Municipal fica na rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, nº 86, no Perequê.