Executivo Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela suspeita estar sendo vítima de atos de sabotagem

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela suspeita que está sendo vítima de atos de sabotagem. Segundo nota encaminhada à imprensa, a prefeitura suspeita que a invasão da sede do Procon, no dia 18 e o rompimento do reservatório do Centro de Reciclagem e Triagem, ocorrida no sábado(23), tenham sidos atos de sabotagem contra a administração.

A prefeitura pediu à polícia civil a investigação e apuração da invasão na sede do Procon e do rompimento do reservatório do centro de reciclagem na Água Branca.

A prefeitura de Ilhabela passa por um momento político delicado. O prefeito, que perdeu a maioria na Câmara, tem contratos e licitações questionados por vereadores junto ao MP(Ministério Público).

Tenório está sendo investigado por uma CEI(Comissão Especial de Inquérito) por suposto crime de responsabilidade na promoção do evento “Paço no Samba”, que recebeu dinheiro antecipado da prefeitura, mas não foi realizado na ilha.

Reservatório

Com relação ao rompimento do reservatório do centro de reciclagem, no sábado, a prefeitura informou que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, foi registrado um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia da Polícia Civil para apurar o vazamento no
reservatório de chorume (caldo escuro proveniente da decomposição da matéria orgânica depositada nos aterros sanitários) do Aterro Municipal, no bairro Água Branca.

Existe a possibilidade de ter ocorrido dano criminoso – a ser apurado – na válvula de esgotamento, uma vez que recentemente o equipamento funcionava normalmente. Tanto que na terça-feira (19), foi feita a retirada regular do produto.
Por isso, a Prefeitura disponibilizará todas as informações de segurança do local e imediações, inclusive comentários e entrevistas recentes sobre o saneamento básico no arquipélago.

A Sabesp forneceu agentes químicos para neutralizar os efeitos negativos do chorume que vazou para as ruas das imediações e foi contido por equipes compostas por funcionários do aterro, da Defesa Civil, e da empresa que trabalha no local. Após isso, as ruas foram lavadas com caminhão pipa.

O aterro da cidade está sendo revitalizado, para atender determinações do Ministério Público e da Cetesb. Já teve a execução de
importantíssimas obras, como rede de águas pluviais, asfaltamento das ruas do entorno (o que solucionou a antiga reivindicação dos moradores sobre o barro que se espalhava pelas ruas das imediações), instalação de guarita com cancela eletrônica, revitalização do sistema da balança e reforma de toda a rampa de transbordo.

Por fim, a Prefeitura lembra que a Polícia Civil também está apurando ataque realizado, no dia 18, à sede do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), no bairro Perequê, que ficou deteriorado e suspendeu o atendimento

A sede do Proco foi invadida no dia 18

Deixe um Comentário