A Prefeitura de São Sebastião informou que pretende firmar parceria com a Dersa para a realização de obras que possam melhorar a estrutura de um ponto de ônibus, utilizado pelas pessoas que embarcam ou desembarcam do terminal da balsa.
O local, apesar da falta de infraestrutura, é utilizado pela maioria das pessoas, inclusive turistas internacionais, para ter acesso aos ônibus das linhas municipais e intermunicipais, após utilizarem as balsas ou os catamarãs, na travessia entre a duas cidades.
A prefeitura informou ainda que já foi firmada uma parceria com a Dersa para a criação de um bolsão para parada dos ônibus no local. A prefeitura disse que existe um ponto de ônibus próximo ao terminal de embarque, com assentos e cobertura, para abrigar dos usuários que utilizam o transporte público.
Os usuários afirmam que o local é limitado e que os assentos estão quebrados e que, por isso, preferem aguardar os coletivos na calçada. Eles cobram uma estrutura e assentos para idosos e crianças, para que não fiquem aguardando os ônibus debaixo de sol ou de chuva. Reclamam também da grande quantidade de lixo esparramado pelo local, segundo eles, frequentado por turistas nacionais e internacionais.
Os catamarãs colocados em operação pela Dersa, na travessia de pedestres entre São Sebastião e Ilhabela, tem feito muita gente deixar o carro em casa e utilizar ônibus para chegar até o terminal. A travessia de catamarã é gratuita.