Caraguatatuba Cidades

Prefeitura faz mega operação para conter avanço da dengue em Caraguatatuba

Tamoios News

A dengue já está causando grande preocupação em Caraguatatuba. Em apenas um mês, a cidade já registra 34 casos da doença. No ano passado, no mesmo período, mês de janeiro, nenhum caso de dengue foi registrado, mas ao longo do ano de 2019, foram mais de 3.200 casos e sete mortes.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, em 2020, são 221 notificações, sendo 187 casos negativados e 34 positivos. Os 34 positivos ocorreram seguintes bairros: foram 11 casos no Rio do Ouro, quatro casos no Olaria, três no Centro, dois no Perequê-Mirim, dois no Jaraguazinho e um caso nos bairros Balneário Forest, Cidade Jardim, Gaivotas, Indaiá, Jaraguá, Jardim Califórnia, Jardim Capricórnio, Jardim Primavera, Morro do Algodão, Pegorelli, Praia das Palmeiras e Sumaré.

O próprio prefeito Aguilar Júnior está a frente de uma ação intensiva contra a dengue, principalmente, no combate aos criadouros. “O intuito principal é fazermos nossa lição de casa. Precisamos visitar nossos espaços públicos e casas todos os dias. Esta é uma luta de todos nós. Temos feito nossa parte e precisamos que toda a população também colabore”, afirmou.

A Prefeitura criou uma Brigada Municipal exclusiva para o combate à dengue nos prédios públicos, que conta com a participação de cerca de 300 servidores municipais. Além disso, a cidade conta com a “Sala Municipal de Coordenação e Controle da Dengue, Chikungunya e Zika”, que acontece mensalmente para arquitetar estratégias de combate à dengue.

Os dois mecanismos fazem parte da “Campanha Minha Família Sem Dengue”, criada no ano passado pelo prefeito Aguilar Junior para fortalecer a conscientização de moradores, veranistas e turistas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Na última terça-feira (28/01), representantes de diversas secretarias municipais se reuniram para tratar de novas estratégias para o combate à doença, como a fiscalização em prédios públicos. A Brigada Municipal conta com servidores de todas as secretarias municipais, que são responsáveis pela análise diária dos espaços coletivos.

Caraguatatuba conta também com a Sala de Situação, que também acontece mensalmente com o objetivo de monitorar o Índice de Densidade Larvária (IDL) nos bairros e definir novas estratégias, bem como qualificar os profissionais de saúde que atuam no atendimento dos pacientes que possuem diagnóstico positivo para a doença.

Nos bairros, as ações continuam e depois do Rio do Ouro, uma força tarefa será realizada no bairro do Sumaré no próximo sábado (01), no dia 3 na Praia das Palmeiras, no dia 4 no Jardim Britânia e Aruan e nos dias 5 e 6, no bairro do Indaiá. Um batalhão de agentes estará fiscalizando as residências e eliminando os criadouros.

Somente na ação do Rio do Ouro foram vistoriados 1.600 imóveis e recolhidos mais de três caminhões de entulhos com a Operação Cata-Treco.

Agentes são identificados

A Prefeitura de Caraguatatuba alerta aos munícipes para permitirem a entrada dos agentes da Campanha Minha Família Sem Dengue nas residências.

Todos estes profissionais possuem identificação e utilizam uniformes padronizados. Eles fiscalizam as residências em duplas e contam com veículos da Secretaria de Saúde.

“Em caso de dúvidas, ligue para a Secretaria de Saúde. Não podemos deixar pessoas más intencionadas atrapalharem o trabalho de fiscalização e controle da dengue em nossa cidade”, disse o secretário de Saúde, Amauri Toledo.

O telefone para informações sobre os agentes é o Disk Dengue 3887-6085 ou pela Central 156.