Até o final da semana, a Prefeitura de Caraguatatuba pretende entregar duas importantes obras, com autorização do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), que ampliarão a mobilidade no trânsito da SP-55 (Rodovia Rio-Santos) nas regiões Norte e Centro da cidade.
Nessa segunda-feira (18) foram iniciadas as obras no trevo do Poiares. O corte de canteiros e a correção das baias de aceleração e desaceleração são algumas das ações no local, que facilitarão a travessia de veículos que saem da Avenida União das Américas – sentido Avenida Floriano Peixoto/Rodovia.
Ainda no trecho, serão instalados semáforos e refeitas as lombofaixas para tornar mais segura a travessia de pedestres. Os trabalhos mais complexos serão feitos durante a madrugada, para evitar transtornos ao trânsito.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Capitão Campos Júnior, o novo traçado que está em implantação foi resultado de estudos de engenheiros de trânsito. “Sabemos que este é um dos cruzamentos mais perigosos da cidade e as mudanças visam dar mais segurança e agilidade ao tráfego na região”.
Norte – A outra importante intervenção na SP-55 é na Região Norte, onde será entregue nesta sexta-feira (22) a duplicação da ponte do Getuba. A ponte em viga pré-moldada está sendo construída na avenida marginal da Rodovia SP-55.
O investimento chega a R$ 130 mil e deverá minimizar o problema de congestionamento na região. Com a ponte, os motoristas circularão pela avenida sem que tenham de acessar a rodovia, já que na alta temporada o trânsito no local é intenso.
Além da ponte, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, também planeja um esquema especial para desafogar o trânsito na SP-55, durante a temporada, principalmente no trecho entre os bairros Massaguaçu e Martim de Sá.
O esquema deverá contar com apoio do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) com criação de faixas adicionais nos períodos de maior movimento de veículos.
Reforço na sinalização – Outra ação da Secretaria de Trânsito durante esta semana será o reforço na sinalização em toda a área central da cidade e em diversos bairros. Nas avenidas Miguel Varlez e Altino Arantes, a secretaria realiza a pintura das lombofaixas e faixas de travessia de pedestres.
Ciclovias e ciclofaixas da cidade também estão recebendo pintura, assim como nos bairros as lombadas estão sendo repintadas. Os serviços estão sendo realizados durante a madrugada.
Na avenida Miguel Varlez, na altura do cruzamento com Avenidas Piauí e Pernambuco, serão feitas alterações de mão no trânsito, pois, de acordo com estatísticas, esse trecho é o de maior incidência de acidentes.
Mais uma obra não objetiva, fazendo com que os fluxos opostos se cruzem para seguir destinos também opostos.
É um modo paliativo de enfrentar os problemas que a mobilidade urbana apresentou. Eu diria dinheiro jogado fora.
O Shopping foi um grande polo gerador de trânsito, sem um acesso adequado pra quem vem de São Sebastião, fazendo crescer o fluxo local na entrada do bairro, no mesmo acesso à praia e/ou à cidade.
O sistema de retorno central sem o cruzamento de fluxos um dia será construído. Só não sei quando, pois certamente dependerá de desapropriação de alguns imóveis no bairro. Lembrando que o Poiares é um dos poucos bairros que não possui uma praça pública (nos mapas antigos deveria ser onde se encontra o posto de combustível).