Caraguatatuba realizou pela primeira vez, na última quinta-feira (16), a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, uma data que agora integra oficialmente o calendário municipal.
A abertura contou com a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Fotografia realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
“É gratificante ver a participação de todos e o entusiasmo pelo concurso de fotografia. Costumo dizer que uma vez que capturamos a imagem de uma ave pela primeira vez, o desejo de fazê-lo novamente é constante”, complementou o secretário Leandro Caetano.
Os premiados nas fotos amadoras da categoria ‘Aves de Caraguatatuba’ foram: Anamaria Paula Sampaio Ceccarelli em primeiro lugar, seguida por Bruna Hansen Vaz em segundo e Jucelia Adriana Silva Sores Mota em terceiro lugar. Na mesma categoria, nas fotos profissionais, o primeiro lugar ficou com Alexandre Custodio de Aquino, seguido por Ivana Pagnota em segundo lugar e Bruna Hansen Vaz em terceiro.
Já nos registros da Saíra-sete-cores, ave símbolo de Caraguatatuba, na categoria amadora, o vencedor foi Jucelia Adriana Silva Soares Mota em primeiro lugar, seguida por Bruna Hansen Vaz em segundo e Felipe Salvador Pina em terceiro. Na categoria profissional, Antonio Luiz Amaral conquistou o primeiro lugar, seguido por Renan Yoshino de Faria em segundo lugar e Renata Lago Gardino em terceiro.
O evento foi realizado com a presença do secretário de Turismo, Rodrigo Tavano, de representantes do Clube de Observadores de Aves (Coac), da Universidade Módulo, membros do Parque Estadual da Serra do Mar e do conselho do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, representantes da Secretaria de Educação e do Sítio do Jacu, na Tabatinga.
Houve também a abertura simbólica de um centro de exposição com as fototografias vencedoras. Os registros estarão disponíveis aos visitantes no Parque Juqueriquerê até o final do mês de maio e, posteriormente, serão permanentemente expostas na Secretaria de Turismo.
Além disso, uma premiação surpresa foi realizada para a aluna Marina Lima, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Módulo. Isso porque, além de estagiária voluntária, ela concluiu o projeto “Guia Botânico das principais espécies encontradas nas trilhas”, com estudos detalhados das espécies vegetal nativa e exótica do Parque Juqueriquerê. Seu trabalho também está em exposição.
E como parte das comemorações, ontem, quinta-feira (16), o Parque Estadual da Serra do Mar promoveu uma “Corujada”, no período noturno, para os participantes, completando assim o primeiro dia do evento.
O ‘Dia do Observador de Aves’ foi incluído no calendário municipal no ano passado, após forte apoio na Câmara dos Vereadores e da Prefeitura de Caraguatatuba.
Confira a programação:
18/05 – Sábado
8h30: Observação de Aves Aquáticas no Parque Natural Municipal Juqueriquerê – Evento aberto ao público.
7h: Passarinhada no Sítio do Jacu – Evento aberto ao público.
19/05 – Domingo
7h: Passarinhada no Parque Estadual Serra do Mar – Evento aberto ao público. Iniciará com um café da manhã solidário, cada um levando algo para compartilhar.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba