Pais e filhos aguardam data oficial para a retomada
Por Valéria Andrade
Os alunos da rede municipal de ensino de Ubatuba receberam na ultima quarta-feira (13), a notícia de que suas atividades esportivas seriam suspensas devido decisão da Prefeitura de cortar gastos para readequar suas contas.
As aulas eram dadas de graça e oferecidas em 10 modalidades esportivas, como: futebol, surfe, tênis de mesa, dança, vôlei, atletismo, natação, basquete e judô.
Jéssica Chaves viveu junto com o filho de 11 anos a decepção de não ter mais as aulas de basquete e surfe nos próximos dias. Segundo a mãe,a família do menino não teria condições de pagar por esses cursos. “E nenhuma das quase três mil crianças que participavam do contraturno”, completa.
Ela conta que antes de seu filho praticar esportes pela rede municipal, ele não tinha muito o que fazer a tarde,no período depois em que ele ia para a sua escola. A mudança do filho foi visível para Jéssica, de acordo com ela, o seu filho agora é muito mais ativo do que era antes. “Ele volta das aulas mais empolgado, inclusive para fazer as tarefas”, comenta.
A mãe ainda está confusa sobre a volta das atividades de seu filho, mas garante que que vai ficar de olho nos próximos dias. “Mas vamos ficar em cima, para q todas as modalidades sejam retomadas. Não aceitaremos migalhas!”, fala.
Para a pedagoga, Luciane Tabach, essas atividades de contraturno são benéficas para as crianças e comenta que muitas delas ficaram sozinhas em casa, caso não as tivesse.
“A gente só vê crescimento para as crianças, sossego para os pais, o desenvolvimento deles melhora, porque convivem com pessoas diferentes, ensinando coisas diferentes”, explica.
Prefeitura – Por meio de texto postado no site do governo, informam que as atividades continuarão sob uma reformulação para adequação administrativa realocando recursos da Secretaria de Esporte (atualmente era responsabilidade da Secretaria da Educação) para atender os alunos a partir de 2018.
“As aulas continuarão a existir, porém de maneira adequada. Nossos alunos terão a garantia da continuidade das atividades”, afirmou o secretário de Educação de Ubatuba, Hélio José de Paula.