Coronavírus já mata 1 a cada 2h20 no Estado de SP
Por Salim Burihan
As prefeituras do Litoral Norte correm contra o tempo para aumentar o número de leitos em seus hospitais públicos para poder abrigar pacientes que contraírem o coronavírus.
O Brasil tem 3.049 infectados em todos os estados e 87 mortos, 68 deles em São Paulo, estado que tem ainda 1.052 casos confirmados da doença. O pico do novo coronavírus deve ocorrer nos próximos dias.
O Coronavírus já mata 1 a cada 2h20 no Estado de SP, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já são 68 óbitos no Estado.
O Litoral Norte conta com 102 casos suspeitos e dois confirmados da doença, mas nenhuma morte oficial pelo COVID-19 até agora. Existe uma morte suspeita em São Sebastião, de um homem de 60 anos, que ainda aguarda a confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz.
As iniciativas dos prefeitos variam desde compra de equipamentos e respiradores, para ampliar os números de leitos de UTI; implantação de hospital de campanha, para atender casos menos grave; e, até ajuda do Exército.
Na segunda-feira, dia 30, inaugura o Hospital Regional de Caraguatatuba, com 20 leitos para atender casos específicos do novo coronavírus.
Em São Sebastião, cidade que registra dois casos confirmados de coronavírus, onze casos suspeitos e investiga uma morte pelo vírus, o prefeito Felipe Augusto, procura ampliar o número de leitos UTI no hospital de clínicas que já conta com 10 leitos UTI e outros 10 leitos de enfermaria. O prefeito investe na compra de equipamentos, como respiradores.

Respiradores já chegaram em São Sebastião
Com mais de 900 moradores com síndrome gripal, o prefeito prepara o ginásio do Tebar Praia Clube, que terá 90 leitos e também, um hospital de campanha na Rua da Praia, também com 90 leitos, para atender a população.
Em Caraguatatuba, o prefeito Aguilar Júnior, também amplia o número de leitos na Santa Casa, que a conta com sete leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), sete leitos de Unidade Semi Intensiva e três de Emergência.

Santa Casa de Caraguá
Entre as estratégias para a saúde estão a criação de mais leitos de UTI e a locação de respiradores que serão instalados na Casa de Saúde Stella Maris para atendimento dos casos suspeitos e graves de Covid-19.
A Prefeitura de Caraguatatuba vai implantar mais sete leitos de UTI com equipe completa e equipamentos de isolamento respiratório. Caraguatatuba conta com 40 casos suspeitos de coronavírus.
A Prefeitura de Caraguatatuba informa ainda que, se houver necessidade de instalação a primeira opção de hospital de campanha será o CIAPI (Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência e Idoso). E ainda podem ser requisitados hotéis e pousadas da cidade.
Como medidas de combate ao Covid-19 (Coronavírus), a Prefeitura de Caraguatatuba vai montar mais uma área para tratar de pacientes com suspeitas ou diagnosticados com o vírus. Serão mais sete leitos de UTI com respiradores e aparelhos de EPI, além de 20 leitos de clínica médica e 12 leitos de pediatria, todos voltados para isolamento de pacientes. Esses espaços não serão construídos, apenas adaptados da atual estrutura existente, uma vez que as cirurgias eletivas foram suspensas.
Dos 40 casos suspeitos na cidade, 33 estão em isolamento domiciliar e sete em UTI (quatro pacientes estáveis e três entubados).
Ilhabela, com 15 casos suspeitos do vírus, conta com oito leitos de UTI. Eram quatro, mas a prefeita Gracinha conseguiu recursos e equipamentos para instalar mais quatro leitos.
Em Ilhabela, não existe nenhuma pessoa internada com suspeita de coronavírus no hospital Mário Covas. A única pessoa que está internada, segundo a prefeitura, não tem nenhuma relação com o vírus.
A prefeitura informou ainda que já estão reservados mais 30 leitos no hospital para atender pacientes com sintomas avançados da doença. E se for necessário abrirá um hospital de campanha.

São quatro leitos de UTI instalados no Hospital Mário Covas, na Barra Velha
A cidade tem 35 casos de síndromes gripais. A prefeitura está instalando uma “Gripário”, uma espécie hospital de campanha no estacionamento do hospital Mário Covas para atender os casos de gripe.
Ubatuba, com 36 casos suspeitos de coronavírus, não conta com leitos de UTI na Santa Casa do município. O hospital tem 84 leitos, mas nenhum de UTI, segundo informou a prefeitura.

Sato pede ajuda ao Exército
Bastante preocupado, o prefeito Délcio Sato está elaborando um ofício, a ser encaminhado para o Exército, solicitando instalações de hospital de campanha no Centro de Convenções e algumas escolas das regiões Oeste, Sul e Norte de Ubatuba para atender os possíveis casos de coronavírus. Na Santa Casa, uma pessoa permanece internada por suspeita de Covid-19.
Hospital Regional

Hospital Regional de Caraguatatuba. Foto: PMC
Atendendo a pressão feita pelos prefeitos da região, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Sócrates Guanaes, decidiu antecipar a abertura do Hospital Regional, em Caraguatatuba. O hospital seria inaugurado no dia 7 de abril, m as abrirá suas portas a partir de segunda-feira(30), para atender os casos de coronavírus na região.
Neste momento, para atendimentos de Covid-19 (Coronavírus), serão colocados à disposição 20 leitos, sendo 10 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 10 leitos de emergência. E até o dia 15 de abril mais 10 leitos de UTI.
O Estado investiu R$ 188 milhões na construção do hospital que tem nove salas de cirurgia e 220 leitos – 186 leitos operacionais distribuídos em 48 de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia, 25 de neurocirurgia e 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de 16 leitos de Day Clinic e 20 leitos de Pronto-Socorro.