As prefeituras das quatro cidades do Litoral Norte paulista (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) negaram a aplicação de doses vencidas da vacina AstraZeneca, mencionada em matéria da Folha de São Paulo publicada na última sexta-feira (02). De acordo com os dados da reportagem, no Litoral Norte teriam sido aplicadas 19 doses vencidas, em 11 locais diferentes.
Caraguatatuba
Segundo divulgado pela Folha, Caraguatatuba teria aplicado 2 doses vencidas, 1 na UBS Porto Novo e 1 na UBS Ademir Reis Perequê-Mirim II.
A prefeitura divulgou a seguinte nota: “A Prefeitura de Caraguatatuba informa que não houve a aplicação de vacinas vencidas na cidade. O número que aparece no sistema do Governo do Estado aponta duas pessoas, que receberam a visita da Secretaria de Saúde e o fato foi esclarecido. Houve um erro de digitação, no sistema. Na carteirinha destas duas pessoas, o lote da dose tomada está correto, entretanto, na hora de lançar no sistema foi digitado errado. A Prefeitura de Caraguatatuba vai comunicar o Governo do Estado.”
Ilhabela
Segundo a matéria da Folha, Ilhabela teria aplicado 4 doses vencidas, 2 no Hospital Municipal Governador Mario Covas Jr., 1 na UBS Itaquanduba e 1 na UBS Barra Velha.
A prefeitura divulgou a seguinte nota:
São Sebastião
Segundo a Folha, São Sebastião teria aplicado 5 doses vencidas, 4 no Centro de Saúde II Dr. Carlos Alberto Camara Leal Oliveira e 1 na USF Juquei II.
A prefeitura divulgou a seguinte nota: “A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), foi informada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XVIII) de Caraguatatuba a respeito de cinco doses de vacina do Laboratório Astrazeneca, registradas no Sistema Vacivida após seu vencimento. Imediatamente, a SESAU abriu procedimento para averiguação. Os técnicos da Vigilância Epidemiológica do município identificaram equívocos de digitação na inserção do número de lote do imunológico no sistema. Portanto, NÃO HOUVE APLICAÇÃO DE NENHUMA DOSE VENCIDA em munícipes de São Sebastião. Os registros já foram corrigidos no Sistema Vacivida.”
Ubatuba
Segundo a Folha, Ubatuba teria aplicado 8 doses vencidas, 3 na UBS da Maranduba, 2 na UBS do Ipiranguinha, 2 na UBS Cícero Gomes e 1 na UBS Perequê-Açú.
Questionada pelo portal Tamoios News, a prefeitura de Ubatuba afirmou que: “A Vigilância em Saúde já apurou todos os casos citados e todos foram de erro de digitação do número do lote no sistema Vacivida. “