Uma preguiça macho (Bradipus variegatus) foi resgatada hoje (08/02) na Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba, litoral Norte de São Paulo, por um guarda-vidas. Segundo relatos, ela caiu no mar após ser importunada por pessoas. A equipe do Instituto Argonauta foi acionada para atender o animal, que não apresentava fraturas ou lesões evidentes. A preguiça estava com sinais de exaustão, pelo esforço de natação contra a correnteza e da captura.
O animal está sob avaliação da equipe do Instituto Argonauta, e está ativo e alerta, apresentando resistência ao manejo, o que é um bom sinal. Após exames e realização de radiografia para avaliação complementar, a preguiça ficará em observação e, caso permaneça em boas condições de saúde, deverá ser reintroduzida à natureza amanhã.
A preguiça é um mamífero que habita desde a América Central até a América do Sul, vivendo nas árvores. De movimentos lentos, alimenta-se de folhas e pode dormir até 20 horas por dia. Ao contrário do que muitos imaginam, a preguiça é uma excelente nadadora.
O @institutoargonauta atua desde 1998 em parceria com o Aquário de Ubatuba no resgate e reabilitação de fauna marinha, e também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Ao ver um animal marinho debilitado, ligue 0800-642-3341 ou (12)99785-3615.
Fonte: Instituto Argonauta