Esportes

Primeira etapa do Circuito Medina ASM 2016 destaca vários jovens talentos do surfe brasileiro

Tamoios News
Jorge Mesquita

Jorge Mesquita

Entre os campeões nas seis categorias dois foram de Maresias, que buscam a vaga no Instituto Gabriel Medina com uma vantagem a partir de agora 

Por Rafael César, de São Sebastião

A primeira etapa do Circuito Medina ASM 2016 terminou neste domingo (26) com um saldo positivo e destacando muitos jovens atletas. Foram dois dias competições acirradas, porém, de bastante respeito entre os jovens atletas que buscam vagas no Instituto Gabriel Medina, que está em construção no bairro Maresias, bairro sebastianense onde ocorreu o circuito. Os trabalhos do Instituto serão iniciados no começo de 2017.

Em um dia com temperatura amena, muita gente compareceu para acompanhar o campeonato que ocorreu na entrada 15 da praia. Os competidores comentaram que a água estava muito gelada, mesmo utilizando a lycra.

“A água estava um gelo, foi muito difícil manter a concentração e o foco no meu surf, mas no fim deu tudo certo. O efeito do meu treinamento e da minha determinação foi muito importante. Eu me preparei para conseguir um bom resultado e conseguir levar o título do Circuito que leva o nome do primeiro brasileiro campeão mundial é uma honra”, falou a campeã da categoria feminina sub-16 Maju Freitas, do Rio de Janeiro.

Um dos destaques da competição foi Caio Costa, conhecido como Caveirinha. O garoto é morador local e foi campeão no ano passado. Nesse ano, estreou demonstrando que veio para brigar de novo pelo titulo ao final do Circuito.

“Começar com o pé direito é maravilhoso. Ter a oportunidade de concorrer uma viagem para Califórnia e ter uma vaga no Instituto do Gabriel Medina pode alavancar a minha carreira. Vou treinar duro para as próximas fases da competição, para atingir o meu objetivo de ser bicampeão e conseguir esses prêmios”, comentou Caveirinha, que levou o caneco de campeão na categoria sub-12 e ficou em terceiro na sub-14.

Outro destaque local foi Pâmela Mel, pequena que garantiu a vitória na categoria feminina sub-12. “Estou muito feliz em estar no lugar mais alto do pódio e queria agradecer primeiramente a Deus essa conquista. Foi muito bom competir com as meninas. A Sophia Medina é uma grande amiga. Dentro da água somos adversárias e ganhar dela, que recebe um bom treinamento, me dá muita motivação”, disse Mel.

Os responsáveis pela organização do evento ficaram satisfeitos com o resultado da primeira etapa do circuito, segundo Charles Medina. “A primeira percepção de positividade do Medina ASM foi a alegria das crianças em estar aqui participando. O nível do campeonato estava muito alto e eu acredito que sejam os melhores surfistas amadores do Brasil. O pessoal mostrou que têm capacidade e que com isso teremos ótimos atletas aqui de Maresias trabalhado conosco no instituto”, declarou o treinador.

Para o presidente da Associação de Surf de Maresias Alex Cezar, o Leco, o evento cresceu de forma inegável. “O evento cresceu não só pelo número de atletas, mas também nas origens deles. Teve até um competidor do Equador participando. Com isso, podemos aumentar as habilidades dos atletas por eles sempre competirem com adversários inesperados e diferentes. Eles sempre irão querer estar em processo de evolução. Todo indica que no ano que vem vemos possibilidades de crescimento, ou até, no decorrer do deste ano podemos fazer alguns ajustes para melhorar o circuito”, destacou Leco.

Já para Gabriel Medina o surfista que sede seu nome ao circuito foi algo emocionante poder dar a premiação para a molecada. “Eu já participei desse campeonato e ter meu nome ligado ao circuito é um sentimento sem explicação. O mar estava bom. A ondulação não estava ajudando muito a criançada, mas quero que eles abracem as oportunidades do mesmo jeito de quando eu as tive”, completou Medina.  

O campeão da categoria sub-14 foi Eduardo Motta, morador da Prainha Branca, no Guarujá. Quem ficou com o troféu na categoria sub-10 foi Ryan Kainalo, de Ubatuba. Na sub-16, o campeão foi Daniel Adisaka, também de Ubatuba, que venceu em uma categoria a cima da sua e travou uma bateria final eletrizante contra seus adversários virando-a em uma onda achada nos últimos minutos.

Os primeiros colocados somam 1.000 pontos na classificação geral, os segundos ficam com 900 pontos, os terceiros com 810 pontos e os quartos colocados com 729. A próxima etapa está marcada para 30 e 31 de Julho.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.